Atividades

Um encontro entre profissionais do cinema brasileiro e africano

Curso Presencial
Mostra de Cinemas Africanos

Voltar para o início Mostra de Cinemas Africanos

Programa

Como parte da programação da Mostra de Cinemas Africanos no Cinesesc, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo recebe as atividades de mediação do festival em sua sede. Entre os dias 05 e 06 de setembro de 2023, a Mostra promove quatro atividades que envolvem mesas, encontros, debates e uma masterclass com a presença de profissionais do cinema brasileiro e africano.

A programação conta com a parceria do Projeto Paradiso Multiplica.

5/9
10h às 13h
Mesa - Parcerias entre Brasil e África no cinema: cenários e perspectivas
Nos últimos anos, temos visto o aumento das parcerias entre os cinemas do Sul Global, com especial atenção às colaborações entre cineastas brasileiros e africanos das mais diferentes regiões do continente. Desde projetos resultantes de formações realizadas nos dois lados do Atlântico até cooperações entre produtoras independentes que alcançam diversas janelas, essas parcerias têm representado uma estratégia de pensar novas possibilidades para a realização de filmes criados a partir de experiências e mundos em comum. Nesta mesa, reunimos quatro profissionais em uma conversa para pensar os projetos realizados e a realizar, e o que se pode esperar nos próximos anos em termos de colaboração Sul-Sul no cinema.
Com C.J. “Fiery” Obasi, Lílis Soares, Bartolomeu Luiz, Sakhile Glorify Gumede e Ariadine Zampaulo.
Mediação: Julia Alves.
 
15h às 18h
Encontro - Mercados internacionais e colaborações Brasil/África
Com as atuais perspectivas de internacionalização da produção cinematográfica, os mercados locais e as colaborações entre o Sul Global têm ganhado força e projeção, tanto nos mercados hegemônicos quanto nos mercados locais. Residências artísticas, mercados de coprodução e espaços de indústria com foco na produção de países do continente africano e da América Latina têm se mostrado importantes espaços de intercâmbio entre profissionais e projetos das duas regiões. Nesta mesa, reunimos quatro profissionais com diferentes experiências em espaços internacionais para compartilhar impressões sobre o atual cenário mercadológico para os cinemas do Sul Global e quais as perspectivas em relação a colaborações entre Brasil e África neste contexto.
Com Bartolomeu Luiz, Vilma Carla Martins, Julia Alves e C.J. “Fiery” Obasi.
Mediação: Ceci Alves.
 
6/9
10h às 13h
Masterclass - "Documentário em primeira pessoa"
Desde 2009, o cineasta documentarista Alassane Diago tece, filme após filme, uma obra coerente que interroga, investiga e documenta uma memória familiar e coletiva. Desde seus primeiros documentários, Diago filma com a esperança de que o cinema documentário possa, além de mostrar, de fato mudar a realidade, inspirado nas memórias, conflitos e relações que viveu no Senegal, especialmente em Agnam Lidoubé, aldeia situada no nordeste do Senegal, onde nasceu. Nesta masterclass, Diago compartilha com outras e outros realizadoras/es sua linguagem no documentário, a abordagem com suas personagens sociais e a relação que estabelece entre a sua vida e a dos que fazem parte da sua mesma comunidade.
Com Alassane Diago.
 
15h às 18h
Debate - Recepção crítica de filmes africanos no Brasil
Com o aumento significativo de interesse e de espaços de exibição de filmes africanos no Brasil nos últimos anos, o cenário espectatorial destas cinematografias no país hoje se configura em um espaço de discussão em torno daquilo que se considera “cinema africano” no contexto das audiências brasileiras. Muitas vezes colocados no mesmo guarda-chuva do “cinema negro”, os filmes africanos acabam por representar uma espécie de desejo de alteridade que existe em territórios afrodiaspóricos como o Brasil, tensionando aproximações e distanciamentos que ainda precisam de reflexão. Esta mesa propõe uma conversa incial neste sentido, com o intuito de ouvir profissionais do cinema africano e do cinema negro brasileiro e colocar em perspectiva as demandas do público do Brasil sobre os filmes da África.
Com Ceci Alves, Lílis Soares, Moussa Sène Absa e Alassane Diago.
Mediação: Ana Camila Esteves.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Alassane Diago

Alassane Diago

Cineasta senegalês que vive em Paris. Depois de se formar no Dakar Media Center em 2007, estudou direção e redação com Samba Félix Ndiaye, trabalhou em vários cenários e depois dirigiu seu primeiro filme, “Les larmes de l'émigration” (2010).
(Foto: Acervo Pessoal)

Ana Camila Esteves

Ana Camila Esteves

Jornalista, produtora, pesquisadora e curadora. Fundou a Mostra de Cinemas Africanos em 2018 e a Revista Crítica de Cinemas Africanos em 2021. Atualmente é pós-doutoranda no King's College London.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ariadine Zampaulo

Ariadine Zampaulo

Realizadora e montadora em produções de Moçambique, Rio de Janeiro e Piracicaba-SP. É bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFF e qualificou-se em Direção pelo Curso “Cinema e Pensamento: Narrativas Negras'', do Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bartolomeu Luiz

Bartolomeu Luiz

Fundador da Arruda Filmes. Atua nas áreas de produção e direção. Atualmente é assistente de direção contratado da TV Globo. Em 2020 foi assistente criativo de conteúdo na Netflix Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

C.J. “Fiery” Obasi

C.J. “Fiery” Obasi

Produtor nigeriano dos premiados longas-metragens “Ojuju”, “O-Town” e do curta-metragem "Hello, Rain”. Em 2019, Obasi atuou como membro do júri no Festival Internacional de Cinema de Durban.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ceci Alves

Ceci Alves

Roteirista, diretora, produtora, curadora, professora e jornalista, com séries e telesséries desenvolvidas para a HBO Max, Universal, entre outras. É formada pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, Cuba, e doutoranda em Artes Cênicas pela UFBA.
(Foto: Acervo Pessoal)

Julia Alves

Julia Alves

Mestra em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela UFV. Em 2017 criou a plataforma de produção SANCHO&PUNTA. Desde 2019 colabora com a produtora portuguesa OUBLAUM FILMES. É alumni do Berlinale Talents 2019 e membro do EAVE Producers Workshop 2023.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lílis Soares

Lílis Soares

Estudou Direção de Fotografia no Institut International de l'Image et du Son, na França, e Rádio e TV na UFRJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Moussa Sène Absa

Moussa Sène Absa

Cineasta, ator, pintor e escritor senegalês. É diretor dos premiados filmes "Le Prix du mensonge" e "Tableau Ferraille”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sakhile Glorify Gumede

Sakhile Glorify Gumede

Curador na área de cinema da Universidade de Kwazulu Natal (na costa da África do Sul), no Centro de Artes Criativas (CCA). Atualmente dirige o Isiphethu, o programa da indústria para o Durban International Film Festival.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vilma Carla Martins

Vilma Carla Martins

Jornalista, produtora, roteirista, mestra em Comunicação e Cultura na linha de Análise Fílmica pela UFBA. Produziu mais de 10 curtas. É CEO do coletivo Sujeito Filmes. Atua como coordenadora executiva de entretenimento da PBA/ Primo Content.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

05/09/2023 a 06/09/2023

Dias e Horários

Terça e Quarta, 10h às 18h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 5/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora