Atividades

O motel como indicador das mudanças comportamentais brasileiras

Cursos On-Line
Motel Brasil: uma antropologia contemporânea

Voltar para o início Motel Brasil: uma antropologia contemporânea

Programa

Nessa palestra serão apresentados os principais resultados da pesquisa que levou à publicação recente do livro "Motel Brasil: uma antropologia contemporânea" (Ed. Telha), finalista do Prêmio Jabuti 2020, assim como as modalidades do trabalho de campo. No Brasil, os motéis fazem parte da paisagem urbana contemporânea.

Muito populares, esses estabelecimentos formam um importante setor econômico. Porém, continuam situados em um espaço liminar, frequentemente associado à transgressão. "Motel Brasil" analisa as metamorfoses da sociedade brasileira a partir da suíte de motel.

Esse lugar é considerado um indicador das mudanças comportamentais ocorridas desde o fim dos anos 1960 até hoje. Usos do corpo, relações entre gêneros, paixão romântica e práticas transgressivas, novas formas de consumo e de lazer, estética e imaginário urbanos são analisados a partir dessa perspectiva inédita.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/11, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaração.cpf@sescsp.org.br

Vagas Limitadas.

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Jérôme Souty

Jérôme Souty

Pesquisador, autor e tradutor. Doutor em Antropologia Social pela EHESS/Paris, com pós-doutorados na UERJ/Rio de Janeiro (no IMS e no PPCIS). Publicou também, entre outros, "Pierre Fatumbi Verger: Do olhar livre ao conhecimento iniciático" (Terceiro Nome, 2011).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

10/12/2020 a 10/12/2020

Dias e Horários

Quinta, 18h às 20h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 30/11

Local

Em Casa

Valores

Grátis

Inscreva-se agora