Curso Presencial
Movimentos cartoneros: livros e ideias no papelão
Voltar para o início

Programa
Encontro de idealizadores de movimentos cartoneros no Brasil, para roda de conversa sobre os processos editoriais e a viabilização de publicações independentes, a partir da encadernação cartonera. O bate-papo contará também com mesa de exposição e venda de livros dos catálogos das editoras. Estarão presentes:
Dulcinéia Catadora, reúne catadoras que trabalham na Cooperglicério, região central de São Paulo. O coletivo, iniciado em 2007, produz livros com capas de papelão coletado pelos catadores e selecionado dentro da cooperativa. Tem como pilares a sustentabilidade, a inclusão e a geração de renda, além do estímulo à leitura, à expressão artística e à escrita.
Mariposa Cartonera, coletivo editorial do Recife fundado em 2013 e que publica literatura contemporânea. Já realizou oficinas em todo o país e coeditou obras com cartoneras da Argentina, Peru e França.
Magnolia Cartonera, editora independente criada pelos artistas e autores Daniele Carneiro e Juliano Rocha em 2014, em Curitiba, dedicada à publicação de livros, zines e ebooks. O trabalho da Magnolia é inspirado pela filosofia "Faça você mesma(o)", é focado em promover práticas sustentáveis e incentivar a autonomia artística e criativa das pessoas, encorajando-as a se expressarem por meio da arte, da literatura e da publicação independente.
Malha Fina Cartonera, selo editorial que busca estimular a produção e vida literárias no âmbito universitário de modo não convencional e autônomo, proporcionando um espaço de atuação e mobilização dos estudantes de Letras vinculados à Universidade de São Paulo.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Idalia Morejón Arnaiz
Escritora e professora de literatura hispano-americana na FFLCH-USP. É fundadora do projeto de cultura e extensão Selo Editorial Malha Fina Cartonera, da mesma universidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lúcia Rosa
Formada em letras FFLCH_SP, é tradutora e artista plástica. Iniciou o Dulcinéia Catadora em 2007 e trabalha com cooperadas na Cooperglicério,SP, fazendo livros com o papelão coletado das ruas e selecionado na cooperativa.
(Foto: Acervo Pessoal)

Wellington de Melo
Escritor e editor. Publicou "Estrangeiro no labirinto", livro Semifinalista do Prêmio Portugal Telecom e "O caçador de mariposas", traduzido para o francês e espanhol. Idealizador da Mariposa Cartonera.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Artistas e escritores independentes que juntos criaram a Magnolia Cartonera em 2014, uma produção artesanal de livros feitos à mão com capas de papelão. São leitores apaixonados e há 10 anos mantêm o Blog Literário "Bibliotecas do Brasil", canal pioneiro na descoberta e divulgação de projetos espontâneos de incentivo à leitura, criados no coração das comunidades brasileiras.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
04/03/2023 a 04/03/2023
Dias e Horários
Sábado, 15h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 3/3.
Enquanto houver vagas.