Atividades

Encontro com editoras sobre a produção independente de livros

Curso Presencial
Movimentos cartoneros: livros e ideias no papelão

Voltar para o início Movimentos cartoneros: livros e ideias no papelão

Programa

Encontro de idealizadores de movimentos cartoneros no Brasil, para roda de conversa sobre os processos editoriais e a viabilização de publicações independentes, a partir da encadernação cartonera. O bate-papo contará também com mesa de exposição e venda de livros dos catálogos das editoras. Estarão presentes:

Dulcinéia Catadora, reúne catadoras que trabalham na Cooperglicério, região central de São Paulo. O coletivo, iniciado em 2007, produz livros com capas de papelão coletado pelos catadores e selecionado dentro da cooperativa. Tem como pilares a sustentabilidade, a inclusão e a geração de renda, além do estímulo à leitura, à expressão artística e à escrita.

Mariposa Cartonera, coletivo editorial do Recife fundado em 2013 e que publica literatura contemporânea. Já realizou oficinas em todo o país e coeditou obras com cartoneras da Argentina, Peru e França. 

Magnolia Cartonera, editora independente criada pelos artistas e autores Daniele Carneiro e Juliano Rocha em 2014, em Curitiba, dedicada à publicação de livros, zines e ebooks. O trabalho da Magnolia é inspirado pela filosofia "Faça você mesma(o)", é focado em promover práticas sustentáveis e incentivar a autonomia artística e criativa das pessoas, encorajando-as a se expressarem por meio da arte, da literatura e da publicação independente.

Malha Fina Cartonera, selo editorial que busca estimular a produção e vida literárias no âmbito universitário de modo não convencional e autônomo, proporcionando um espaço de atuação e mobilização dos estudantes de Letras vinculados à Universidade de São Paulo.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Idalia Morejón Arnaiz

Idalia Morejón Arnaiz

Escritora e professora de literatura hispano-americana na FFLCH-USP. É fundadora do projeto de cultura e extensão Selo Editorial Malha Fina Cartonera, da mesma universidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lúcia Rosa

Lúcia Rosa

Formada em letras FFLCH_SP, é tradutora e artista plástica. Iniciou o Dulcinéia Catadora em 2007 e trabalha com cooperadas na Cooperglicério,SP, fazendo livros com o papelão coletado das ruas e selecionado na cooperativa.
(Foto: Acervo Pessoal)

Wellington de Melo

Wellington de Melo

Autor de Estrangeiro no labirinto (Semifinalista do Portugal Telecom) e O caçador de mariposas (traduzido para o francês), entre outros. Editou mais de cem livros, entre eles, Solo para vialejo (Livro do ano do Jabuti 2020), publicado pela Cepe Editora, onde foi editor chefe. Coordenou a pasta de Literatura da Secretaria de Estado de Cultura de Pernambuco, onde colaborou na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura de Bibliotecas. Idealizador do selo Mariposa Cartonera, que publica livros artesanais com capas de papelão reutilizado.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniele Carneiro e Juliano Rocha

Daniele Carneiro e Juliano Rocha

Artistas e escritores independentes que juntos criaram a Magnolia Cartonera em 2014, uma produção artesanal de livros feitos à mão com capas de papelão. São leitores apaixonados e há 10 anos mantêm o Blog Literário "Bibliotecas do Brasil", canal pioneiro na descoberta e divulgação de projetos espontâneos de incentivo à leitura, criados no coração das comunidades brasileiras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

04/03/2023 a 04/03/2023

Dias e Horários

Sábado, 15h às 17h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 3/3.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora