Curso Presencial
Movimentos sociais em tempos de crise
Voltar para o início
Programa
O curso oferece aos participantes um mergulho em um dos conjuntos de favelas e ocupações mais antigos e menos estudados da cidade de São Paulo, localizado na Vila Maria. Além de uma visita in loco às comunidades, as aulas apresentam uma profusão de histórias e relatos sobre o processo de ocupação e construção do território por parte de moradores novos e antigos.
Mais especificamente, apresenta como se deu o surgimento das duas favelas que melhor se mobilizaram politicamente nos anos 1980 (Cidade Nova e Área Quatro), procurando encontrar semelhanças e diferenças em relação às lutas e conquistas da ocupação Douglas Rodrigues, surgida na década de 2010.
O propósito é compreender como os moradores da região se mobilizaram e continuam se mobilizando para obter moradia e serviços urbanos, mesmo sem alimentar grandes perspectivas de mudança (seja nas condições de vida locais ou em relação à política e à sociedade de modo geral). A percepção de adversidades e injustiças permanentes não é impedimento para a obtenção de uma série notável de conquistas, mesmo que as articulações coletivas tenham passado por transformações, mudanças de intensidade e deslocamentos no território.
Assim, as lutas sociais na região não são entendidas como trágicas nem como heroicas: elas pertencem a um terceiro gênero de narrativas, que, numa escala mais ampla de preocupações, aponta novas possibilidades da ação política radical numa realidade contemporânea cada vez mais marcada por crises, retrocessos e incertezas de todo tipo.
O curso conta com um amplo material de apoio, na forma de fotografias, mapas, artigos de jornal e trechos de entrevistas que serão utilizados no decorrer dos encontros. A maior parte deste acervo faz parte da Biblioteca Virtual da Vila Maria e está disponível para consulta pública online aqui.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 20/12 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Vinicius Spira)
Palestrantes
Vinícius Spira
Doutor e mestre em Antropologia Social pela FFLCH-USP, com graduação em Ciências Sociais (2011) e Arquitetura (2003) também pela USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
João Sales
Educador social, produtor cultural e pesquisador. Secretário executivo e co-fundador da Rede Potências Periféricas, um coletivo de coletivos e organizações sociais periféricas que cria soluções e oportunidades de diálogos para democratizar, descentralizar e acessar recursos financeiros.
(Foto: Acervo Pessoal)
Adenilda Soares Dias
Presidente da Ocupação Douglas Rodrigues, fundadora do Movimento Independente de Luta por Moradia - Vila Maria.
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Lúcia Gervásio Alvarenga
Liderança da Vila Nova Tietê, organizadora das atividades de assistência social da Igreja São José Operário e de eventos culturais junto ao Miarcas (Movimento Interativo de Arte, Cultura e Ação Social).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
23/01/2024 a 07/02/2024
Dias e Horários
Terças e quartas, 15h às 17h.
*24/1 - 13h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 20/12, até o dia 23/1.
Enquanto houver vagas.