Mulheres atrás das câmeras
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc participa da programação oficial do 11º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo por meio de três mesas de debate que dialogam com a mostra de filmes e trazem palestrantes do Brasil, Guatemala, México, Argentina, Chile e Uruguai.
Mulheres atrás das câmeras
Marca da cinematografia atual na América Latina, obras audiovisuais assinadas por realizadoras apresentam números crescentes, tendo representado em 2015 um total de 25% dos longas-metragens feitos no México.
No Brasil, 19% dos Certificados de Produto Brasileiro expedidos pela Ancine no mesmo período foram para títulos de diretoras, enquanto que na Argentina o percentual alcançou 13,5%.
No meio cinematográfico da região se torna cada vez mais frequente a sensação de que estamos vivendo "a hora das mulheres no audiovisual", fenômeno discutido nesta mesa.
Com Lucia Murat, Mariana Viñoles e Natalia Smirnoff.
Mediação de Ana Paula Sousa.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes.
(Foto: MMuzammils)
Palestrantes
Lucia Murat
Jornalista, roteirista, diretora e produtora. Foi membro do movimento guerrilheiro durante o período mais duro da ditadura militar (1968-1979). Presa e torturada na prisão, a experiência foi de grande influência para o seu trabalho como cineasta.
(Foto: Letícia Moreira)
Mariana Viñoles
Uruguaia, fez Direção de Fotografia na Bélgica. Seu filme El Gran Viaje al País Pequeño ganhou o Prêmio Latitud (Docs Barcelona) e os prêmios Especial do Júri, do Público, da Crítica e Melhor Longa Estrangeiro de Gramado.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ana Paula Sousa
Jornalista especializada em audiovisual e políticas culturais. Doutora em Sociologia pela Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Natalia Smirnoff
Estudou direção na Universidad del Cine (ARG).Foi ajudante de direção e diretora de casting de Lucrecia Martel, Marcelo Piñeyro, Pablo Trapero, entre outros. Escreveu e dirigiu o premiado filme Rompecabezas (2009), El cerrajero (2014) e está desenvolvendo La afinadora de árboles, seu terceiro filme.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
26/07/2016 a 26/07/2016
Dias e Horários
Terça, 10h às 13h
Local
Valores
Notícias
Centro de Pesquisa e Formação no 11º Festival de cinema Latino-Americano de São Paulo
Encontros do Cinema Latino-Americano\o/