Mulheres na música: uma história sob o ponto de vista do gênero
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
"Quero mostrar ao mundo, enquanto posso, nessa profissão de musicista, o erro cometido pelos homens ao pensar que só eles possuem os dons intelectuais e artísticos e que tais dons jamais serão dados às mulheres".
Assim se expressou, numa dedicatória, a compositora do século XVI Maddalena Casulana, primeira mulher a ter suas obras publicadas na música Ocidental.
Já no século XXI, em 2016, a mais tradicional orquestra do planeta, Filarmônica de Viena, tem em seus quadros 126 homens músicos e apenas 15 mulheres.
Assim, o curso aborda a presença feminina na música, desde a abadessa Hildegard von Bingen, passando por intérpretes e compositoras da Renascença à modernidade e chegando até a dificuldade das grandes orquestras, já no século XX, em aceitar mulheres em suas fileiras.
Destaque para brasileiras como a cantora Lapinha e a compositora Chiquinha Gonzaga, bem como para artistas que ficaram à sombra de maridos e irmãos famosos, como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn e Anna Maria Mozart
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: "Young Woman Playing a Violin" de Orazio Gentileschi)
Palestrantes

Camila Frésca
Jornalista e pesquisadora especializada em música clássica. Pós-doutoranda em Literatura Brasileira pelo IEB-USP, é doutora e mestra em musicologia pela ECA-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/10/2016 a 24/11/2016
Dias e Horários
Quintas, 17h às 19h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.