Curso Presencial
Mulheres na música: uma história sob o ponto de vista do gênero II
Voltar para o início
Programa
Em março de 2020, um estudo da União Brasileira de Compositores (UBC) mostrou que as mulheres arrecadam apenas 9% dos direitos autorais no Brasil. Mais do que em outras categorias profissionais, na música a desigualdade de gênero é gritante. Mas essa realidade não foi construída ontem: pelo menos desde o século IV há restrições concretas à atuação de mulheres na música.
Só a partir dessas limitações é que podemos entender a trajetória de Maria Anna Mozart, Clara Schumann, Chiquinha Gonzaga ou mesmo das compositoras e regentes dos nossos dias que lutam por um lugar ao sol.
Programa
Aula 01
Introdução/questões da atualidade. Duas referências teóricas - Virginia Woolf: Um teto todo seu; Linda Nochlin: Por que não houve grandes mulheres artistas? Panorama histórico: as limitações impostas ao fazer musical feminino no início do cristianismo. A obra de Hildegard von Bingen.
Aula 02
Mulheres trovadoras no sul da França. Renascença: o pioneirismo editorial da compositora Maddalena Casulana. O Concerto dele Donne. Francesca Caccini e a ópera. A pintora Artemísia Gentileschi. Uma sinfonista no classicismo: Marianna Martinez. Situação das mulheres compositoras e instrumentistas no classicismo e romantismo.
Aula 03
Mulheres próximas aos "gênios" da música: Maria Anna Mozart, Fanny Mendelssohn e Clara Schumann. As irmãs Maria Malibran e Pauline Viardot. A brasileira Lapinha. Primeira Onda Feminista. George Upton e formulação clássica da "inferioridade das mulheres". A crítica musical e a definição de "música feminina". Os dilemas das compositoras Cécile Chaminade (França) e Amy Beach (EUA).
Aula 04
O pioneirismo de Chiquinha Gonzaga. A luta das mulheres para quebrar os estereótipos ligados à capacidade feminina. O crítico Eduard Hanslick e os parâmetros para julgar obras escritas por mulheres. A Segunda Onda Feminista. A compositora e professora Nadia Boulanger. Elizabeth Sprague Coolidge e a música contemporânea.
Aula 05
Uma recapitulação sobre os diversos tipos de censura que as mulheres sofreram ao longo da história da música. A luta das mulheres para tocar em orquestra e tocar certos tipos de instrumento. A admissão de mulheres nas orquestras sinfônicas. As brasileiras Eunice Katunda, Esther Scliar e Jocy de Oliveira. Terceira Onda Feminista. A musicologia e as questões de gênero e sexualidade. Iniciativas atuais para promover a igualdade de gênero na música.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Domínio Público)
Palestrantes
Camila Frésca
Doutora e mestra em Musicologia pela ECA-USP. Bacharel em História (FFLCH-USP) e Comunicação Social (PUC-SP), atua como jornalista, curadora e pesquisadora especializada em música. É colaboradora da Revista Concerto. É uma das idealizadoras do box "Toda Semana - música e literatura na Semana de Arte Moderna", lançado pelo Selo Sesc em fevereiro de 2022. Finaliza uma biografia sobre o compositor Heitor Villa-Lobos pela Editora Todavia.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/11/2023 a 07/12/2023
Dias e Horários
Quintas, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 9/11.
Enquanto houver vagas.