Atividades

Ciclo de encontros que reflete sobre os caminhos e possibilidades na publicação de livros

Curso Presencial
Mulheres na produção editorial

Voltar para o início Mulheres na produção editorial

Programa

A atuação das mulheres nas diversas etapas da produção editorial é bastante expressiva, tampouco é raro encontrar mulheres encabeçando editoras no Brasil. Entretanto, ainda há maior visibilidade dos trabalhos desempenhados pelos homens, assim como ainda há significativa diferença na exposição de mulheres escritoras, mesmo que essas publicações tenham aumentado consideravelmente.

A partir dessa realidade, o ciclo de encontros "Mulheres na produção editorial", com foco em pequenas e médias editoras independentes, busca promover trocas entre editoras, designers, ilustradoras, tradutoras, livreiras e organizadoras de clubes de leitura, entre outras especialidades.

Reunindo mulheres que atuam em diversas etapas da produção editorial, os encontros promoverão o compartilhamento de experiências, de desafios, conquistas e trocas a partir das vivências das convidadas.

Os encontros estão organizados de acordo com as etapas de publicação de um livro. Com isso, além de objetivar ser um espaço de interação entre quem atua nesta área, a atividade também visa aproximar os "bastidores editoriais" do público interessado. Organização: Marilia Jahnel

Dia 16/08 - O trabalho das mulheres editoras e os caminhos das casas editoriais
Com Laura del Rey (Imcompleta), Silvia Nastari (quelonio), Maite Freitas (Oralituras). Mediação: Flávia Santos (Megafauna)

Dia 18/08 - Processos de criação e construção de um projeto gráfico.
Com Angela Mendes (Barbatanas), Vania Medeiros, Silvana Martins. Mediação: Bruna Lima (laranja editorial)

Dia 23/08 - Desafios e especificidades no trabalho de tradução
Com Dafne Melo, Lubi Prates, Raquel Dommarco (Puñado). Mediação: Giovana (Coletivo Sycoraz)

Dia 25/08 - Circulando as publicações por livrarias, clubes de leitura e em eventos.
Com Manu Capriogli (editora Autonomia), Sandra Regina de Souza (editora Feminas), Elizandra Souza, Mediação: Yala Araújo (GRS)

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro.
Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Marília Jahnel

Marília Jahnel

Mestra em ciências humanas e sociais pela UFABC, graduada em ciências sociais pela USP e especialista gestão cultural pelo Itau Cultural/Universidade de Girona. Desde 2019, é editora na casa editorial Funilaria. Em 2022, organizou, em parceria com a editora Peabiru, duas edições da feira pequena que reuniu diversas editoras independentes.
(Foto: George Leoni)

Maitê Freitas

Maitê Freitas

Jornalista, pesquisadora e ensaista.  Doutoranda em Mudança Social e Participação Política e mestre em Estudos Culturais, ambos pela Universidade de São Paulo. É coordenadora editorial da Oralituras Editora. Desenvolve e colabora com diferentes projetos para a valorização das culturas negras e a participação das mulheres negras na sociedade.
(Foto: Daisy Serena)

Dafne Melo

Dafne Melo

Psicanalista e tradutora. Formada em Jornalismo pela PUC-SP e em História pela USP. Possui formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lubi Prates

Lubi Prates

Poeta, tradutora, editora e curadora de Literatura. Tem quatro livros publicados (coração na boca, 2012; triz, 2016; um corpo negro, 2018; até aqui, 2021).  Foi jurada do Prêmio Sesc de Literatura, Prêmio Oceanos e Prêmio Jabuti. É sócia-fundadora e editora da nossa editora. Dedica-se à ações que combatem a invisibilidade de mulheres e negros. É doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).
(Foto: Mayara Barbosa)

Laura Del Rey

Laura Del Rey

Coordenadora editorial na Editora Incompleta, por onde já publicou cerca de 40 publicações. Desde 2017, organiza e edita a Puñado, revista de literatura latino-americana e caribenha escrita por mulheres. Publicou o fotolivro Hart, em parceria com Alziro Barbosa, e os zines Sobre ser uma linha e O regador verde, em parceria com Gui Athayde. Seu primeiro romance será lançado em 2023 pela Editora Funilaria.
(Foto: Marcelo Hein)

Sílvia Nastari

Sílvia Nastari

Diretora de arte da editora Quelônio, tem mestrado em Design pela FAU-USP e graduação em Letras pela Universidade de São Paulo. Ministra cursos livres, faz trabalhos de design gráfico para o mercado editorial e é pesquisadora da história do livro, tipografia e memória gráfica.
(Foto: Luiz Pinto)

Flávia Santos

Flávia Santos

Livreira-coordenadora da livraria Megafauna. É formada em Letras pela USP e em design gráfico pela FMU, com duas pós em Inteligência de Mercado e em Varejo pelo Senac. Atualmente cursa Artes Visuais na Unesp.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vânia Medeiros

Vânia Medeiros

(Salvador, 1984) é artista visual, designer, educadora e editora independente. Tem o desenho como dispositivo de investigação em processos individuais e colaborativos, que ganha suportes diversos nos espaços expositivos e publicações impressas. Como docente, leciona no Bacharelado em Moda da Faculdade Santa Marcelina (SP), na pós-graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas na FAAP (SP) e ministra cursos livres em diversas instituições culturais. Participou de exposições e residências artísticas em diversos países e seu trabalho faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo e de coleções particulares.
(Foto: Claudio Bueno)

Silvana Martins

Silvana Martins

Artista visual, designer gráfica e ilustradora. Desde 2006 desenvolve trabalhos gráficos e de produção cultural periférica. A serviço da literatura periférica e dos saraus, ilustrou muitos cartazes, capas e assinou projetos gráficos de diversos autores da quebrada. É responsável pela comunicação visual e projeto gráfico dos selos Nós por Nós Editora (Movimento Mães de Maio), Edições Um por Todos (Sarau dos Mesquiteiros - Pode Pá que é Nóis que Tá) e Observatória dos Direitos e Cidadania da Mulher, também presta serviços para Editora Funilaria, Editora Oralituras e Editora Mjiba. É idealizadora, produtora e lambedora da intervenção urbana POESIA NOS MUROS - onde já colou mais de mil lambes com frases e poemas da literatura periférica pelas periferias de SP desde 2014. Realizou a sua primeira exposição individual SILVANA MARTINS - DESENHADORA DE LUTAS com mais de 70 cartazes na programação do 7o Festival de Filme Anarquista e Punk de SP (2018). Editora de arte premiada por excelência em Design pela Society for News Design 2012 - uma das premiações de design mais relevantes internacionalmente.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bruna Lima

Bruna Lima

É responsável, desde 2020, pela produção gráfica da editora Laranja Original. Também trabalha como revisora de textos e editora. É formada em Letras Português - Japonês pela Universidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Raquel Dommarco Pedrão

Raquel Dommarco Pedrão

Co-organizadora e tradutora da revista Puñado e do selo Puñadinho, da Editora Incompleta, casa editorial onde também participou de outros projetos como Conhecidos de Vista (de Letícia Lampert), Luminol (Carla Piazzi) e Terra Fresca da SuaTumba (com tradução de Laura del Rey), e mais recentemente assinou a tradução de 98 Segundos sem Sombra, primeiro romance da boliviana Giovanna Rivero. É formada em Letras pela USP e mestre em Arte e Literatura Contemporâneas pela Universidad Complutense de Madri. Em 2017, foi aluna do programa formativo para tradutores literários da Casa Guilherme de Almeida, onde traduziu os contos infantis do cubano José Martí, publicados pela editora Lumme. Atualmente, além da parceria de tradução literária com a Incompleta, trabalha como editora de tradução para a produtora de conteúdo de tendências WGSN.
(Foto: Acervo Pessoal)

Leila Giovana Izidoro

Leila Giovana Izidoro

Advogada e doutoranda em Direitos Humanos pela USP. É co-fundadora do Coletivo Sycorax, projeto de tradução coletiva entre mulheres formado em 2016 e que tem a finalidade de promover a tradução e disseminação de livros feministas e anticapitalistas em licenças Creative Commons, além de organizar oficinas sobre as obras traduzidas com distribuição gratuita de exemplares.
(Foto: Yasmin Dib)

Manuela Beloni

Manuela Beloni

Editora e sócio-fundadora da Autonomia Literária. Formada em Ciência Sociais pela PUC-SP, Manuela é gerente financeiro e comercial da Autonomia Literária, e é responsável por estabelecer relações com todas as livrarias que disponibilizam seus livros. Além disso atua como produtora editorial da casa, sendo a responsável por gerir todo o processo editorial de uma publicação, acompanhando o processo de produção de um livro desde sua concepção até a impressão do material e distribuição do mesmo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sandra Regina de Souza

Sandra Regina de Souza

Paulistana, formada em Letras pela FFLCH-USP, atuando há mais de 30 anos na área editorial como revisora e editora de textos, com ênfase no segmento de didáticos. Fundadora e editora responsável pela Editora Feminas, desde 2019, voltada à publicação de textos produzidos por mulheres. Autora de: O texto sentido (Ed. Limiar, 2008), haicaos  (em parceria com Múcio Góes  - Ed. Limiar, 2012) e Visita íntima (Ed. Reformatório, 2015).
(Foto: Roberto Candido).

Elizandra Souza

Elizandra Souza

Escritora, poeta, editora, jornalista e técnica em Comunicação Visual. É ativista cultural há 22 anos com ênfase na difusão do jornalismo cultural da Periferia e da Literatura Negra Feminina. Integrante do Sarau das Pretas, desde 2016. Autora dos livros Filha do Fogo: 12 contos de amor e cura (Editora Global,2023); Quem pode acalmar esse redemoinho de ser mulher preta (2021); Águas da Cabaça (2012), entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Yala Araujo

Yala Araujo

Paulistana, cabeleireira, livreira há 10 anos, atualmente trabalha na Livraria Gato Sem Rabo. Tem desenvolvido curadoria nas áreas de gênero, sexualidade, filosofia, política, história, ficção, literatura latino-americana e tem mapeado a produção de autorias trans/travestis e sexodissidentes publicades em editoras, mas também de forma independente. Em 2019 e 2022 trabalhou como livreira na Flipei (festa literária pirata das editoras independentes). Recentemente ingressou no curso Técnico em Biblioteconomia da Etec Parque da Juventude.
(Foto: Acervo Pessoal)

Angela Mendes

Angela Mendes

Paulistana, formada em Artes Plásticas pela Eca-USP, trabalha na área editorial desde os anos 1990 como designer gráfico para diversas editoras de São Paulo e, desde 2010, como professora das disciplinas de Meios de impressão e Produção gráfica nas Escolas Técnicas de São Paulo (ETEC), no curso de Design Gráfico. Em 2016 fundei, junto ao editor Paulo Verano, a Edições Barbatana, editora independente que tem hoje um pouco mais de 30 títulos no catálogo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

16/08/2023 a 25/08/2023

Dias e Horários

Quartas e sextas, 16h às 18h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/7, até o dia 16/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira