Mulheres Negras em Cena - Saberes e legados na construção da cidade
Voltar para o início
Programa
A proposta desta formação é oferecer subsídios para repensar a história da cidade em perspectiva negra e auxiliar na construção de roteiros comprometidos com a garantia da cidadania e do direito à cidade. Para atingir esse objetivo, será problematizado de quais formas a estruturação da cidade de São Paulo está intimamente relacionada ao trabalho de mulheres pobres, escravizadas, africanas e afro-brasileiras. Tomada como pano de fundo, a cidade será apresentada pela agência histórica de pessoas negras, evidenciando seu potencial educativo por meio de atividades turísticas comprometidas com a descolonização dos sentidos.
A partir de conteúdo teórico e exemplos práticos, a formação ocorrerá em dois momentos:
Percurso – Mulheres negras em cena: protagonismo e resistência na cidade de São Paulo do século XIX ao XXI
Almoço
Aula – Itinerários formativos: mulheres que constroem a cidade
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Elisa Carareto)
Palestrantes

Thais Fernanda A. Avelar
Turismóloga, especialista em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais e doutoranda em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades - USP. Integrou o Núcleo de Educação Étnico-Racial da Secretaria de Educação de SP. Coordena o ANGANA - Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial em Territórios Negros de SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelo Vitale T. da Silva
Historiador e doutorando em História Social pela USP, pesquisador colaborador no NEAB - Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da Universidade Federal do ABC - UFABC e integrante do ANGANA - Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial em Territórios Negros de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/04/2024 a 27/04/2024
Dias e Horários
Sábado, 9h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 27/4.
Enquanto houver vagas.