Curso On-Line
Mulheres Negras em Marcha - Por Direitos, Justiça, Reparação e Bem Viver
Voltar para o início

Programa
Este curso propõe um mergulho nas trajetórias políticas, afetivas e estéticas das marchas de mulheres negras no Brasil, compreendendo-as como práticas coletivas de denúncia, reexistência e imaginação de futuros. A partir de uma perspectiva interseccional, percorremos o processo de organização das marchas desde suas raízes históricas e encontros fundacionais até suas proposições contemporâneas de cuidado, justiça climática e Bem Viver.
Ao longo das aulas, discutiremos como as mulheres negras vêm ocupando o espaço público de forma performativa e insurgente, reconfigurando o próprio sentido de política. Trabalharemos os marcos legislativos, as conferências nacionais, as ações afirmativas e os processos de reparação como frutos de lutas articuladas em rede, nas ruas e nos territórios.
Este curso se coloca também como espaço de escuta e preparação coletiva para a II Marcha Nacional de Mulheres Negras. É um convite à construção de saberes que nascem do chão da luta e florescem nas encruzilhadas entre ancestralidade, afeto e radicalidade política.
Programa
8/9 - Aula 1 - Mulheres negras em marcha: percurso histórico, político e afetivo das marchas de mulheres negras no Brasil.
Com Cleusa Silva.
15/9 - Aula 2 - Por que marchamos? Encontros, marchas e agendas políticas do movimento negro e de mulheres negras
Com Gláucia Matos Adeniké e Cleusa Silva.
22/9 - Aula 3 - Cultura, interseccionalidade e representação
Com Luciana Xavier de Oliveira e Romilda Pizani.
29/9 - Aula 4 - Reparações e Bem Viver: conceitos e práticas
Com Juliana Gonçalves.
6/10 - Aula 5 - Protagonismo político e ações de reparação
Com Fátima Cristina Rangel Sant'Anna.
13/10 - Aula 6 - Conferências nacionais e intersecções nas políticas públicas
Com Fátima Cristina Rangel Sant' Anna.
20/10 - Aula 7 - Leis inclusivas e ações afirmativas
Com Robeyoncé Lima.
27/10 - Aula 8 - Rumo à II Marcha Nacional: política de cuidado, justiça climática e eleições 2026
Com Antonia Mendes de Araújo.
Curadoria: Matilde Ribeiro.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
O cadastro é pessoal e intransferível.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Marcello Casal Jr.)
Palestrantes

Juliana Gonçalves
Mestra em Filosofia (EACH-USP). Integra a Marcha das Mulheres Negras de SP.
(Foto: Evensen Photography)

Antonia Mendes de Araújo
Professora da rede básica de educação de Fortaleza-CE, mestra em Estado, Governo e Políticas Públicas. Integra o Instituto Feminista Casa Lilás.

Cleusa Silva
Profa., especialista em políticas públicas, multimeios e agroecologia, coord. da CASA Laudelina, integra o comitê impulsor da II Marcha Mulheres Negras 2025.

Gláucia Matos Adeniké
Feminista negra, pedagoga, coord. da Marcha Mundial das Mulheres e da Marcha Nacional de Mulheres Negras, militante da FOPIR e do Observatório da Mulher-SP.

Luciana Xavier de Oliveira
Professora da UFABC, pesquisadora de mídia, cultura e racialidades.
(Foto: Acervo Pessoal)

Romilda Pizani
Educadora, atriz e produtora cultural, coord. do Fórum Negro MS, representane da CONEN, integrante do grupo TEZ e Teatral Grupo de Risco, conselheira e dra. Honoris Causa.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fátima Cristina Rangel Sant' Anna
Mulher negra, assistente social e sanitarista, doutora em Bioética, docente e pesquisadora da Fiocruz sobre saúde, trabalho e ambiente.
(Foto: Acervo Pessoal)

Robeyoncé Lima
Primeira advogada travesti de PE, ex-codeputada, vice-pres. da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB-PE, formada pela UFPE.
Data
08/09/2025 a 27/10/2025
Dias e Horários
Segundas, 19h30 às 21h30.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 4/9.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência