Atividades

Fórum de discussão sobre transformações e tendências nas atividades físico-esportivas

Curso On-Line
Mundo em movimento: transformações e tendências nas atividades físico-esportivas

Voltar para o início Mundo em movimento: transformações e tendências nas atividades físico-esportivas

Programa

A pandemia de Covid-19 impôs inúmeros desafios em diferentes áreas da atuação profissional. Os impactos foram significativos e irão perdurar por algum tempo, assim como as possibilidades que essa atual conjuntura apresenta enquanto oportunidades e tendências.

A prática de atividades físicas e esportivas têm recebido relevante atenção neste período, seja pelo potencial de fortalecimento do sistema corporal ou pela essencialidade das academias e atividades esportivas enquanto serviços vitais para a população.

Partindo dessas reflexões, é preciso entender esse contexto com diferentes olhares e perspectivas e buscar caminhos para esse novo tempo que se apresenta.

Assim, o presente fórum tem como finalidade promover e ampliar as discussões sobre essas temáticas e apontar cenários possíveis relacionados com três pilares que permeiam o campo da atividades físico-esportivas na contemporaneidade: a gestão, a prática e as tendências.

Cronograma

24/8, 17h às 19h.
Estratégias e regulamentações para o funcionamento dos espaços de atividades físico-esportivas.
Com Pedro Hallal e Margareth Anderáos.
Mediação de Débora Gares.

26/8, 17h às 19h.

Práticas corporais e esportivas na atualidade: benefícios e precauções.
Com Gerson Leite e Jéssica Martinez.
Mediação: Luiz Eduardo Coelho.

28/8, 17h às 19h.

Gestão e prática profissional no campo das atividades físico-esportivas: tendências e novas habilidades.
Com Leandro Mazzei e Victor Andrade de Melo.
Mediação: Giovanna Benjamin Togashi.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade, você receberá por e-mail um link de acesso à plataforma onde será realizado o Fórum, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Débora Gares

Débora Gares

Jornalista da equipe de esportes da TV Globo. Formada em Jornalismo pela UFRJ e pós-graduada em Sociologia, Política e Cultura pela PUC-RJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gerson Leite

Gerson Leite

Doutor em Educação Física/Rendimento Esportivo pela Universidade São Judas Tadeu; fez pós doutorado em Fisiologia do Esporte pela FMUSP. Tem experiência em Avaliação Fisiológica aplicada ao Treinamento Desportivo, onde presta consultoria na área de Fisiologia do Esporte.
(Foto: Acervo Pessoal)

Giovanna Benjamin Togashi

Giovanna Benjamin Togashi

Doutora em Ciências (Bioengenharia) pela USP e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jéssica Martinez

Jéssica Martinez

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás, onde pesquisou sobre
a inserção do profissional de Educação Física nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família de Goiânia/GO.
(Foto: Acervo Pessoal)

Leandro Mazzei

Leandro Mazzei

Docente do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e doutor em Educação Física pela EEFE-USP e pela Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), sendo o tema de pesquisa, a Gestão e Políticas do Esporte.
(Foto: Acervo Pessoal)

Luiz Eduardo Coelho

Luiz Eduardo Coelho

Especialista em bioquímica, fisiologia e treinamento pela Unicamp, MBA em Gestão do
Esporte e assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico-esportivo do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pedro Hallal

Pedro Hallal

Reitor da Universidade Federal de Pelotas, doutor em Epidemiologia, atua como docente associado nos cursos de graduação e programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia da UFPel.
É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde.
(Foto: Acervo Pessoal)

Victor Andrade de Melo

Victor Andrade de Melo

Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.historia.ufrj.br) e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ). As ênfases das suas pesquisas são: História do Esporte, da Educação Física, do Lazer e das Práticas Corporais; História do Rio de Janeiro; História da Educação; Estudos do Lazer e da Animação Cultural; e Estudos Culturais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Margareth Anderáos

Margareth Anderáos

Doutora em Educação Física (Ciências da Atividade Física) pela Universidade Estadual de Campinas e membro do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

24/08/2020 a 28/08/2020

Dias e Horários

Segunda, Quarta e Sexta, 17h às 19h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis