Atividades

FestA! - Festival de Aprender

Museu e Tecnologia

Voltar para o início Museu e Tecnologia

Programa

A palestra analisa as relações entre museu e tecnologia a partir das experiências de museus brasileiros, com um olhar mais direcionado para os espaços expositivos estruturados com base no uso de diferentes recursos tecnológicos. Será apresentada uma reflexão crítica sobre o tema, assim como problematizada a questão da desmaterialização dos acervos e os distintos processos de mediação e interação do público nestes espaços.

O uso de tecnologias já é uma realidade nos museus, tanto em seus meios expositivos quanto em sua divulgação e interatividade com o público. Pretende-se discutir o processo de comunicação destas instituições informacionais frente às demandas impostas pela contemporaneidade.

Utilizando os conceitos de Ciência da Informação, além das questões pertinentes à Museologia, tentar compreender como o uso das tecnologias tem repercutido nos museus. Para tanto, inicialmente serão situadas historicamente como se deram as intersecções entre museus e tecnologia.

Em seguida serão apresentados alguns estudos de caso, a partir da análise de determinadas instituições brasileiras que se consolidaram no interior deste campo, tal como o Museu do Futebol, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, o Oi Futuro e o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, com o intuito de entender como estes ambientes estão cada vez mais conectados e inseridos nas novas tecnologias.

A tecnologia vem ajudando os museus na digitalização de suas coleções, na dinamização de suas exposições como elemento constitutivo tanto na ampliação do conteúdo informacional como no seu uso como linguagem.

Em alguns museus é largamente utilizada como suporte através de diferentes dispositivos para conduzir a narrativa museológica.

Essa atividade faz parte do FestA! - Festival de Aprender do Sesc São Paulo.

*As inscrições podem ser feitas a partir de 14 de Março, às 14h.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Rubens Chiri)

Palestrantes

Rosane Carvalho

Rosane Carvalho

Museóloga e relações públicas com doutorado em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ). Como consultora elaborou os Planos Museológicos do MIS do Rio de Janeiro e Paço do Frevo em Recife, e nas pesquisas de público do Museu da República (RJ). É Coordenadora de Conteúdo do MBA em Gestão de Museus da Universidade Candido Mendes/ABGC (RJ).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

21/03/2019 a 21/03/2019

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 14 de Março, às 14h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora