Atividades

O curso aborda os processos de legitimação da fotografia no interior dos museus de arte

Curso Presencial
Museus de arte e fotografia - entre acervos, arquivos e exposições

Voltar para o início Museus de arte e fotografia - entre acervos, arquivos e exposições

Programa

A complexa relação entre museus, arte e fotografia tem atraído a atenção de pesquisadores de áreas como os estudos de museus e coleções, de arte moderna e contemporânea. A fotografia teve seu estatuto artístico legitimado por museus de arte apenas muitos anos após a sua invenção, em processos de tensionamento e alargamento do campo das artes visuais que atravessaram os séculos XIX e XX. Os espaços institucionais de arte estabeleceram diferentes discursos ao longo do tempo para justificar a assimilação, ou não, da fotografia às suas exposições, acervos e arquivos. Para compreendermos tais processos, propõe-se questionar sob quais termos e critérios a fotografia foi incorporada às coleções de museus de arte nacionais e internacionais.

Através da análise das particularidades de casos emblemáticos como o estabelecimento do Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova York, as mudanças nas convocatórias para a Bienal Internacional de São Paulo (entre as décadas de 1960 e 1970) e a organização de uma Comissão de Fotografia no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (no início dos anos 1970), abordaremos em profundidade a atuação de Claudia Andujar e George Love no Museu de Arte de São Paulo, entre 1971 e 1976, em exposições, cursos e na fundação do Departamento de Fotografia da instituição, em 1975.

Pretende-se, assim, oferecer aos participantes referencial teórico atualizado e um breve panorama acerca da complexidade das relações entre fotografia e museus de arte, bem como acerca da relevância de Love e Andujar no fomento de uma cultura visual para fotografia e novas tecnologias na cidade de São Paulo.   

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Domínio Público)

Palestrantes

Thais Lopes Camargo

Thais Lopes Camargo

Pesquisadora, mestre em Artes pelo PGEHA, com sede no MAC-USP. Sua pesquisa investiga fotografia contemporânea e práticas artísticas transdisciplinares, processos de legitimação artística de novas linguagens, história das exposições e formação de arquivos e acervos de museus de arte da cidade de São Paulo.
(Foto:  Thiago Pompéia)

Data

07/08/2024 a 14/08/2024

Dias e Horários

Quartas, 19h30 às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 25/7, até o dia 7/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora