Curso Presencial
Museus indígenas feitos por indígenas
Voltar para o início

Programa
Nos últimos anos, os povos indígenas tem atuado na apropriação de processos museológicos, protagonizando a construção de museus, espaços de memória e centros de documentação em seus territórios, onde estes espaços têm assumido um importante papel na luta e resistência dos diversos povos ao se constituírem em potentes espaços de reivindicação de uma educação diferenciada, de valorização dos processos tradicionais de transmissão de conhecimentos, de afirmação étnica, de construção de autorrepresentação e contranarrativas, de produção, difusão cultural e de luta pela demarcação dos seus territórios, produzindo um processo de autonomia.
Atualmente, o envolvimento de vários povos indígenas diante desse projeto de construção de espaços específicos que representam a sua cultura, tem sido em torno de uma consciência sobre a importância de se preservar seus ritos, saberes, fazeres e ecossistemas presentes em seus territórios na busca do direito a uma memória indígena preservada.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Alexandre Oliveira Gomes)
Palestrantes

Suzenalson Kanindé
Indígena Kanindé. Mestre em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória - GEPPM/UFC. Coordenador do Ponto de Cultura e Memória: Museu Indígena Kanindé. Articulador da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil.
(Foto: Thomas Kaninde)
Data
22/09/2023 a 22/09/2023
Dias e Horários
Sexta, 10h às 12h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 22/9.
Enquanto houver vagas.