Música ao Sul: Fronteira Argentina, Uruguai e Brasil
Voltar para o início
Programa
Este curso pretende discutir a partir da triplice fronteira e dos ritmos musicais deste lugares a ideia de fronteira, heranças culturais e a identidade musical. Afinal, onde existe essa fronteira? A região mais meridional do Brasil (o Rio Grande do Sul) só teve duas fronteiras entre Argentina e Uruguai definidas há pouco mais de 100 anos. Ou seja, as influências e trocas culturais são muito fortes entre estes três países.
Esta oficina visa suscitar o diálogo sobre ritmos como a milonga, o chamamé, a zamba e a chacarera. Através de audições, leituras e exercícios musicais práticos, serão apresentados os principais aspectos rítmicos destes gêneros, bem como suas características históricas e seus desdobramentos atuais. Não é necessário conhecimento musical para participar da oficina.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Ilustração: Bruno Tamboreno)
Palestrantes

Mateus Porto
Compositor, violonista e guitarrista. Natural de Pelotas - RS e vivendo em São Paulo desde 2014, Mateus é bacharel em violão pela Universidade Federal de Pelotas e, no primeiro semestre de 2018, lança seu primeiro disco, intitulado "Canto".
(Foto: Adriana Yamamoto)
Data
07/03/2018 a 07/03/2018
Dias e Horários
Quarta, 14h às 17h
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.