Curso Presencial
Música das viagens
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Programa
Música das viagens -- reais ou imaginárias. Houve compositores que foram verdadeiros globetrotters, viajaram pelo mundo inteiro de fato, como Franz Liszt e Camille Saint-Saëns - e em cada lugar encontraram temas para suas criações musicais. Outros fizeram incríveis viagens imaginárias, até pela Lua, como Haydn no século 18 e Offenbach no século 19. No século 20, Nadia Boulanger atraiu compositores de todas as latitudes para suas aulas em Paris por meio século.
A quarta aula mostra a viagem geograficamente sem retorno do argentino Mauricio Kagel, que, radicado em Colônia por meio século, adotou o alemão como língua mater, mas jamais esqueceu, em suas criações, de suas origens latino-americanas, em obras experimentais revolucionárias como "Lludwig Van" (1969) e "Mare Nostrum" (2005).
Todos eles viajantes que operaram significativas sínteses artísticas, políticas e existenciais globalizantes, absorvendo o que aprenderam em suas viagens. Anteciparam, de certo modo, a prática da chamada "world music" nos domínios da música de invenção.
Programa
Aula 1 - O compositor como globe-trotter: uma amostragem - Além dos mais conhecidos, como Liszt e Saint-Saëns, vamos explorar um amplo espectro, de Mozart e suas viagens ainda menino até a viagem que mais marcou Haydn, no final de sua vida, à Inglaterra entre 1791 e 1795. De Haendel, que nasceu germânico e italianizou-se antes de vencer em Londres. E, entre os brasileiros, Claudio Santoro e Eunice Katunda, ambos forçados a viajar por motivos políticos.
Aula 2 - A Lua não inspirou apenas a corrida espacial da Guerra Fria, entre EUA e URSS. Muito antes disso, dois compositores imaginaram viagens à maior inspiração dos poetas e amantes do planeta, a Lua. No século 18, o austríaco Franz Haydn (1732-1809) estreou sua ópera "O Mundo da Lua" em 1777. Um século depois, em 1875, estreava em Paris a opereta "A Viagem à Lua", do franco-alemão Jacques Offenbach (1819-1880).
Aula 3 - Viajando para aprender com Mademoiselle Boulanger - a mestra francesa fez de Paris, por cerca de meio século, até 1979, uma usina formadora de compositores de todas as latitudes do planeta. Com ela aprenderam os brasileiros Egberto Gismonti e Almeida Prado; o argentino Astor Piazzolla; e dezenas de norte-americanos, de Leonard Bernstein a Philip Glass. Como e por que ela influenciou tantos compositores?
Aula 4 - Compositores viajantes no século 20/21 - aqui o foco é sobretudo o compositor argentino Mauricio Kagel (1931-2008). Nascido em Buenos Aires, radicou-se na Alemanha aos 1957, aos 26 anos, e lá construiu toda a sua carreira. Vamos examinar uma de suas obras cênicas seminais, "Mare Nostrum", que tem o seguinte subtítulo: "Descoberta, libertação e conversão do Mar Mediterrâneo por uma tribo amazônica". E peças como "Passé Composé", gravada pelo pianista brasileiro Paulo Álvares, parceiro preferencial do compositor, com quem trabalhou em Colônia; e o doc "Ludwig Van", de 1969.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
João Marcos Coelho
Crítico musical.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/04/2024 a 15/05/2024
Dias e Horários
Quartas, 15h às 17h.
*Exceto dia 1/5.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 17/4.
Enquanto houver vagas.