Música e gestão cultural: exercício de escuta
Voltar para o início
Programa
O curso abordará questões prementes na relação entre o meio musical e a gestão cultural tomando como base a vivência de seis anos na curadoria de música do Centro Cultural São Paulo, levando em conta duas características principais: o fato de ser um espaço público e multidisciplinar. Exemplos também serão destacados a partir de experiências pontuais em outras instituições como Cinemateca Brasileira, Rádio Cultura e Secretaria de Estado da Cultura.
Com o objetivo de abarcar diferentes aspectos da música – como fomento, difusão, memória e formação – e de que maneira o gestor pode se relacionar com elas, a aula está dividida em duas partes intercambiáveis. A primeira será uma apresentação do atual contexto musical, com destaque para a transformação da indústria fonográfica com o surgimento de novos meios de se fazer e ouvir música, a revalorização da música ao vivo e a segmentação. A segunda parte será mais focada propriamente na gestão cultural, tendo como ponto de contato com a primeira duas demandas do meio musical atualmente: a necessidade de palco e de difusão da música autoral.
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de junho, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
(Foto: Carlos Rennó)
Palestrantes

Juliano Gentile
Curador de Música Popular do Centro Cultural São Paulo, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura localizado na região Centro-sul da cidade.
Bibliografia
Data
18/07/2014 a 18/07/2014
Dias e Horários
Sexta, 16h às 18h.