Curso Presencial
Música e Gestos: Criação, Ensino e Improvisação com Sinais
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Programa
Um curso sobre criação musical coletiva usando gestos e sinais, inspirado em metodologias como Soundpainting, Conduction, Circle Songs e outras abordagens inovadoras.
Serão apresentados exemplos e demonstrações dessas práticas para discutirmos as possibilidades da regência gestual e simbólica como ferramenta para improvisação coletiva, composição em tempo real, o ensino de música e também para o ensino da notação musical.
Programa:
Aula 1 - Introdução à improvisação conduzida, o que há de comum entre as linguagens (Soundpainting, Conduction, Circle Singing, Cobra) existem gestos universais? Falaremos sobre sinais consagrados e intuitivos: Entradas, cortes, volume. Lógica de funcionamento das linguagens de sinais, sintática dos sinais: quem + o quê + como + quando.
Aula 2 - Relações entre os sinais de regência e a notação tradicional - partitura. Como podemos usar o Soundpainting e Ritmo com Senhas para aprender e ensinar a ler e escrever música, sinais para: Alturas, figuras rítmicas, dinâmicas, densidade, articulação etc.
Aula 3 (participação do quinteto instrumental) - O regente como compositor-improvisador e o grupo como instrumento musical. A imitação e a repetição como motor da criação: semelhanças e diferenças entre o Circle Singing e a prática de regentes compositores como Bobby McFerrin, Stênio Mendes, Fernando Barba, Jacob Collier, Karl Berger, Guilherme Peluci, Chefa Alonso etc.
Aula 4 - Condução Paralela: O regente como catalisador da música de um grupo, a regência mais como agenciador da criação instantânea grupo do que como proponente/compositor. Abordaremos a prática criada por Butch Morris, o Conduction e sua potência como prática de composição de fato coletiva, distribuição da criatividade e responsabilidade. Como compartilhar a figura do condutor.
Aula 5 - Síntese das linguagens: Como selecionar quais sinais usar em cada contexto social? Afinal, o que cada uma dessas práticas tem de fato em comum? Quais colaborações significativas cada uma delas pode nos trazer? ANARQUESTRA: como dirigir sem saber reger? Crianças podem reger um grupo experiente? O Cobra de John Zorn como proposta subversiva do papel da regência.
Ficha técnica:
- Gylez - viola;
- Guilherme Peluci - clarone/sintetizador;
- Luiz Rocha - clarone;
- Barulho Max - regência;
- Rômulo Alexis - trompete;
-Vanessa Ferreira - contrabaixo.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Tatiana Wexler)
Palestrantes

Barulho Max
Educador, artista sonoro e criador de metodologias colaborativas. Conhecido por integrar gestos, construção de instrumentos musicais, improvisação e inclusão em suas práticas. Com formação eclética, mistura influências do free jazz, música experimental e tradições populares, desenvolvendo projetos onde o erro vira arte e a escuta coletiva vira linguagem.
(Foto: Tatiana Wexler)
Data
03/10/2025 a 31/10/2025
Dias e Horários
Sextas, 10h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/9, até o dia 3/10.
Enquanto houver vagas.