Atividades

O Prosas musicais de fevereiro apresenta o repertório ibérico para os instrumentos vihuela e guitarra barroca

Música ibérica para vihuela de mano e guitarra barroca

Voltar para o início Música ibérica para vihuela de mano e guitarra barroca

Programa

No século XVI a vihuela tornou-se o instrumento de corda dedilhada predileto no ambiente das cortes espanhola e portuguesa, tanto para o acompanhamento ao canto, quanto para a execução solo de obras polifônicas extremamente refinadas.

O repertório para vihuela na sua maior parte vem de livros de música de sete vihuelistas do século XVI e tem grande significado dentro da música instrumental do período. Já no período barroco um outo instrumento de corda dedilhada irá se destacar, trata-se da guitarra barroca.

Embora tenha alguma semelhança com a forma do corpo da vihuela, apresenta características bem distintas de afinação, timbre e possibilidades técnicas.

Neste Prosas Musicais, a musicista Rosimary Parra apresenta o repertório ibérico e leva aos ouvintes um pouco da história da vihuela e da guitarra.

Informações sobre o ambiente musical da época, gêneros musicais, questões sobre afinação e notação são alguns dos assuntos que acompanharão a performance.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Marco Gonçalves)

Palestrantes

Rosimary Parra

Rosimary Parra

Musicista com bacharelado em Violão e Mestrado em Música pela UNESP, com cursos de especialização na área de interpretação violonística e música antiga, realizados na Espanha e Itália.
(Foto: Andreia Miguel)

Data

24/02/2018 a 24/02/2018

Dias e Horários

Sábado, 16h às 18h

As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora