Atividades

Com Nei Lopes, compositor, escritor e estudioso das culturas negras

Curso On-Line
Música Popular no Brasil: 100 anos de Mercado

Voltar para o início Música Popular no Brasil: 100 anos de Mercado

Programa

música popular brasileira é, desde pelo menos a década de 1960, uma das mais importantes do mundo. Seu prestígio fez com que ela se constituísse num importante ativo da economia nacional. Nosso objetivo, com este curso, é explicar a conquista desse prestigio e alertar para o perigo de perda da honrosa posição, já aventada por alguns estudos, que apontam para um certo "empobrecimento" em relação à riqueza de algum tempo atrás.

Algumas das causas apontadas, sujeitas à discussão, seriam a uniformização de gêneros e estilos e a perda de qualidade na criação, tanto em termos musicais quanto de abordagens temáticas.

Os temas serão discutidos por épocas, da seguinte forma:
1920 - 1945: Do maxixe ao samba urbano - A Era do Rádio - Carmem Miranda, do Rio a Hollywood - O samba-exaltação e o projeto de unidade nacional - O samba de breque

1946 - 1970: Luiz Gonzaga e o baião - As boates e o samba-canção - A Bossa Nova - A marchinha carnavalesca - O samba-enredo - Waldir Azevedo e o "chorinho" - Nelson Gonçalves e o samba-canção de Adelino Moreira - Os Festivais da Canção - Roberto Carlos e a Jovem Guarda

1971 - 1995: Tom Jobim e Frank Sinatra - Clara Nunes e a "explosão" do samba - Jorge Ben e o "samba esquema novo" - Sergio Mendes nos EUA - Chico Buarque e os festivais - Tropicalismo - Milton Nascimento e o Clube da Esquina - O samba diferente de Djavan - Odair José e o "brega" - Novos Baianos - Rock Brasil - Ivan Lins e o "Som Livre Exportação" - Forró pé de serra X "universitário" - Beth Carvalho e o pagode de fundo de quintal

1996 - 2020: Os rodeios e a música "sertaneja" - Grupo Raça Negra e o "pagode romântico" - Funk carioca e Rap paulistano C A "sofrência" - A fusão do "pagode romântico" mais o "forró universitário" no caldeirão da música "sertaneja".

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Nei Lopes

Nei Lopes

Compositor, intérprete, estudioso da cultura negra, é escritor com mais de 40 obras, agraciado com o prêmio Jabuti em 2009 e 2015 e doutor honoris-causa pela UFRRJ e UFGRS.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

11/08/2020 a 20/08/2020

Dias e Horários

Terças e Quintas, 15h às 16h30.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis