Mutações: A transgressão e o populismo - ou a defesa do trans-populismo
Voltar para o início
Programa
O debate recente sobre o populismo repõe na ordem do dia os trabalhos de Georges Bataille acerca da noção de transgressão. Bataille surge como uma referência incontornável para se falar de populismo, de sua força política, de suas expressões emancipadoras, mas também de suas derivas reacionárias.
O desafio que se põe para fazer frente ao populismo reacionário, portanto, é o de reviver a dimensão emancipadora da transgressão. E, voltando à etimologia da palavra transgressão, vê-se como os estudos queer são fonte de inspiração.
Um trans-populismo, fiel ao potencial emancipador da transgressão enunciado por Bataille, não se baseia na construção de um "povo" com identidades fechadas que oponham "nós" contra "eles", mas fala em nome de um "povo" que tem fronteiras abertas, que inclui setores subalternizados, e que convida ao redesenho constante das linhas estabelecendo as identidades de "nós" e "eles".
Com Thomás Zicman de Barros.
Mediação de Danilo Cymrot.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro.
Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Danilo Cymrot
Doutor em Direito pela USP. É pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e autor de "O funk na batida: baile, rua e parlamento" (Edições Sesc, 2022), finalista do Prêmio Jabuti 2023.
(Foto: Bruno Salles)

Thomás Zicman de Barros
Doutor em ciência política e pesquisador associado do Centro de Estudos Políticos da Sciences Po Paris.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
04/08/2023 a 04/08/2023
Dias e Horários
Sexta, das 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/7, até o dia 4/8.
Enquanto houver vagas.