Mutações - Dissonâncias do Progresso
Voltar para o início
Programa
Bate-papo com Eugênio Bucci e Jorge Coli, mediado por Adauto Novaes, organizador do ciclo de palestras e do livro, seguido de sessão de Autógrafos.
As inúmeras formas do progresso da ciência e da técnica geraram inegáveis benefícios para a humanidade, com uma grande transformação das noções de espaço e tempo, avanços na medicina e na biologia, e o desenvolvimento de tecnologias que facilitam enormemente o cotidiano. Em contrapartida, trouxe velocidade e superficialidade para as relações do homem com seu entorno, condição que se tornou um obstáculo para o espírito crítico.
Nesse sentido, as invenções modernas colocam uma imensa massa de conteúdo à disposição do homem comum, mas não o municiam com a capacidade de discernir esse conteúdo, podendo, ao mesmo tempo, levar ao esquecimento importantes produções da arte, da cultura e do pensamento.
Diversas são as formas de degradação da democracia atual, como conforme aponta Francis Wolff, autor de um dos ensaios do livro: "a exacerbação do individualismo, a substituição dos valores morais por outras normas, a supervalorização das crenças religiosas, a economia como referencial maior da vida em comum, o saber dos especialistas em detrimento dos pensadores".
Um novo mundo pede uma nova política, porém não é possível afirmar esta tenha se desenvolvido tanto quanto o progresso com o qual convive.
Em suma, os ensaios reunidos neste décimo primeiro livro da série Mutações discutem o impasse entre o admirável progresso do ponto de vista material e a paralisia ou regressão dos valores da política e da organização social. Participam do livro: Antônio Cícero, Eugênio Bucci, Francis Wolff, Franklin Leopoldo e Silva, Charles Girard, Guilherme Wisnik, Jorge Coli, David Lapoujade, Marcelo Jasmin, Luiz Alberto Oliveira, Newton Bignotto, Oswaldo Giacóia Junior, Céline Spector, Vladimir Safatle, Pedro Duarte, Francisco Bosco e Renato Lessa.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Eugênio Bucci
Jornalista, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP e membro da Academia Paulista de Letras.
(Foto: Renato Parada)

Adauto Novaes
Jornalista e professor. Foi diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte, Ministério da Cultura, por duas décadas. Os ciclos de conferências que organizou resultaram em livros de ensaios, como Tempo e História (1992), vencedor do prêmio Jabuti de 1993, na categoria Ciências Humanas, além de Rede Imaginária: Televisão e Democracia e O Homem-Máquina, editados pela Companhia das Letras, e A condição humana (Agir e Edições Sesc São Paulo, 2009).
(Foto: Hermano Taruma)

Jorge Coli
Professor titular em História da Arte e da Cultura da Unicamp. Formou-se em História da Arte e da Cultura, Arqueologia e História do Cinema na Universidade de Provença. Doutor em Estética pela USP, foi professor na França, no Japão e nos Estados Unidos.
(Foto: Maria D`Angelo)
Data
29/05/2019 a 29/05/2019
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Abril, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.