Mutações - O novo espírito da guerra
Voltar para o início
Programa
O fenômeno da guerra faz parte da história das civilizações. Sua presença ao longo dos séculos e dos lugares não significa, no entanto, que ela tenha sempre o mesmo significado e impacte a vida das pessoas da mesma maneira. O retorno da guerra ao solo europeu, quando muitos pensadores acreditavam que ela havia sido expulsa para a periferia do planeta, trouxe para o centro das preocupações dos países ricos a possibilidade da aniquilação pelo uso de armas de grande letalidade.
Em nossa conferência, vamos investigar o momento em que o processo de objetificação total dos corpos se acelerou com o surgimento da artilharia. Para entender esse processo, vamos voltar ao Renascimento, momento de desenvolvimento acelerado das novas tecnologias da guerra, para investigar a progressiva desqualificação do corpo em favor dos bens. Maquiavel com seu livro A Arte da Guerra será nosso guia em nosso percurso reflexivo.
Com Newton Bignotto, professor titular aposentado de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Defendeu sua tese de doutorado sobre Maquiavel, em 1989, na École de Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, sob a direção de Claude Lefort. Dentre outros, publicou os livros "Linguagem da Destruição" (com Heloísa Starling e Miguel Lago (2022), "Golpe de Estado: História de uma Ideia" (2021), "O Brasil à procura da democracia: da proclamação da República ao século XXI" (2020), "Matrizes do republicanismo" (org.) (2014) e "As aventuras da virtude" (2010).
Mediação de Marcos Toyansk, pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro.
Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Marcos Toyansk
Doutor em Geografia Humana pela USP, com estágio de pesquisa no Instituto de Etnologia de Sofia. Realizou pós-doutorado na Universidade de Sevilha. Pesquisador e coordenador do Grupo de Estudos Ciganos no LEER-USP e pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Newton Bignotto
Professor titular aposentado de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Defendeu sua tese de doutorado sobre Maquiavel, em 1989, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, sob a direção de Claude Lefort. É autor, entre outros, de: Golpe de Estado: História de uma ideia (2021), O Brasil à procura da democracia: Da proclamação da república ao século XXI (2020); Matrizes do republicanismo (org) (2014); As aventuras da virtude (2010), Republicanismo e realismo: Um perfil de Francesco Guicciardini (2006); Origens do republicanismo moderno (2001), Pensar a República (org.) (2000), O tirano e a cidade (1998) e Maquiavel republicano (1991).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
02/08/2023 a 02/08/2023
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/7, até o dia 2/8.
Enquanto houver vagas.