Curso On-Line
Nada mais moderno do que a arte contemporânea
Voltar para o início

Programa
O que ocorre quando a palavra “contemporâneo” é diferenciada e antagonizada de sua sinônima “moderno”, ainda mais, na medida em que essa se torna o passado da anterior? É possível pensar o “contemporâneo” e o “moderno” por meio de rupturas e continuidades? Se “moderno” se relaciona com o mais recente, “contemporâneo” representa uma sincronia absoluta com o presente?
O que acontecerá quando a "arte contemporânea" se tornar passado? Apesar de serem descritores de tempo semanticamente análogos, ambos os termos, “moderno” e “contemporâneo”, passaram a ser usados para diferenciar, diferir e classificar comunidades, pessoas, processos históricos, instituições, conhecimento, nações, economias, mundos, arte.
Neste curso, entenderemos de que maneira essa separação em divergência é fundamental para que a materialização do mundo esteja estruturada pela violência social sistêmica. Em particular, consideraremos as implicações entre “arte moderna”, “arte contemporânea”, “o sujeito moderno” e “justiça social transfomativa”. Da mesma maneira, iremos estudar algumas possibilidades de operar por meio de práticas artísticas que produzam ferramentas para escapar das tramas dessa rede conceitual de poder.
Necessidades: Para as aulas, será necessário a leitura prévia de textos. Não é preciso formação especializada, no entanto, o curso se dirige majoritariamente a profissionais interessados no entrelaçamento entre práticas artísticas, pensamento crítico e justiça social. Pede-se que os aparelhos celulares se mantenham desligados durante as sessões.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Anita Ekman)
Palestrantes

Amilcar Packer
Artista, pesquisador, curador e editor. Graduado em Filosofia (USP), mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) e doutorando no The Institute for Race, Gender, Sexuality and Social Justice da UBC, Canadá. Entre as exposições que participou está 32a Bienal de São Paulo, Incerteza Viva.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/09/2023 a 04/10/2023
Dias e Horários
Quartas, 10h às 13h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 11/9.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom