Atividades

Ciclo reúne especialistas para discutir moda plus size

Perspectivas
Não tem seu número! Reflexões sobre corpo gordo, moda e beleza

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Programa

Recentemente o corpo gordo, ou plus size vem ganhando espaço em campanhas publicitárias e também na moda. Hoje, já não é difícil encontrar lojas que se dediquem ao segmento, uma vez que o mercado de moda parece ter percebido a importância desse nicho de mercado.

Entretanto, o plus-size começa a se configurar como um segmento para marcas que produzem especificamente para esse público, que em certa medida, permanece excluído da grade de tamanho das grandes marcas, em especial aquelas que desfilam nas semanas de moda.

Ou seja, a moda plus size é uma "outra" moda, não "a" moda, ao menos no que diz respeito às marcas mais prestigiadas.

Quais são os condicionantes históricos para que o corpo gordo seja visto contemporaneamente como "fora de moda" ou dos padrões de beleza? Como a cultura midiática do jornalismo ou dos blogues de moda trata de questões relativas à moda, padrões estéticos e o corpo gordo? Porque ele aparece tão pouco na capa e no interior das revistas de moda? Como é que as mulheres gordas se sentem diante desses padrões?

Em resumo, as coisas estão mudando como evidenciam algumas marcas de produtos de moda e beleza, ou se trata apenas de uma estratégia publicitária? Essas são algumas das questões que serão debatidas no ciclo de palestras "Não tem seu número! Reflexões sobre o corpo gordo, moda e beleza".
Programação

- Convocações biopolíticas para o corpo magro e a Moda Plus Size
Com Aliana Barbosa Aires.

- Gordos, magros e obesos. Uma história do peso no Brasil
Com Denise Bernuzzi Sant'anna.

- A invenção da magreza e o apagamento do corpo gordo: as imagens da moda em questão
Com Maria Claudia Bonadio.


- Feminismo e o corpo gordo no jornalismo de moda
Com Vivian Whiteman.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Brotero. Michael Mertens from Darmstadt Germany 2.0) 

Palestrantes

Maria Claudia Bonadio

Maria Claudia Bonadio

Doutora em História pela Unicamp. É professora da UFJF atuando no Bacharelado Interdisciplinar em Arte e Design, no curso de Moda e no mestrado em Artes, Cultura e Linguagens.  Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) e editora da revista da mesma associação, a dObra[s]. Seus temas de pesquisa são história da moda, a relação entre moda e arte, cultura visual, estudos de gênero e consumo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Denise Bernuzzi SantAnna

Denise Bernuzzi SantAnna

Professora livre-docente de História da PUC-SP. Possui graduação e mestrado em Historia pela PUC-SP, Diploma de Estudos Avançados em História pela Universidade Paris VII . Doutorado em Histoire des Civilisations Occidentales pela Universite de Paris VII.  Professora da PUC-SP, ministrando cursos na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação de História e Psicologia Clínica.
(Foto: Acervo Pessoal)

Aliana Barbosa Aires

Aliana Barbosa Aires

Doutora pela ESPM- SP, onde investigou a emergência da Moda Plus Size como estratégia biopolítica do consumo.  Foi professora do curso de bacharelado em Design, Moda e Estilismo na UFPI e no Curso de Design e Arquitetura do Instituto Camillo Filho(ICF). Ministra disciplinas nas Pós- Graduação Latu Sensu da Uninovafapi no Piauí , do Senac Lapa Faustolo em São Paulo, e da Belas Artes (São Paulo).
(Foto: Acervo Pessoal)

Vivian Whiteman

Vivian Whiteman

Editora de moda da revista Elle e da Folha de S. Paulo. Mais de 20 cursos ministrados sobre temas de moda em instituições de ensino de São Paulo. Curadora e co-autora da série de livros Moda de A a Z do Publifolha. Palestrante de moda e comportamento. Direção, criação e curadoria de conteúdo e parcerias para marcas

Data

24/08/2019 a 24/08/2019

Dias e Horários

Sábado, 10h às 17h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

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