Narrar a voz: trajetórias de uma voz-experiência em busca da voz própria
Voltar para o início
Programa
Apresento questões, reflexões e aprendizados a partir de narrativas, minhas e de outras pessoas, com as quais me encontrei durante as trajetórias em busca de uma voz própria e que me levaram à criação do Ateliê de Voz, um projeto constituído nas fronteiras de diferentes áreas do conhecimento que tem a voz como interesse.
Nomeio os processos que vivi durante a minha história com a voz, narrando momentos de empobrecimento da experiência, assim como a experiência de tombamento vivida no contato com as vozes dos cantos de trabalho das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca.
Por fim, narro como acontece o Ateliê de Voz, um espaço aberto para a invenção da voz-experiência, uma voz que escuta e pode ser escutada, pode narrar a própria história, habita o próprio corpo e se expõe, cuida de si e se percebe.
Pelo caminho da voz-experiência chegamos à voz própria: uma voz que pode enunciar a si próprio e inventar a si próprio.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Verônica Pelloso)
Palestrantes

Renata Gelamo
Arte-educadora, fonoaudióloga e pesquisadora. Mestre em
Estudos Linguísticos e doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista
(Unesp). Professora dos cursos de pós-graduação "Canção Popular: criação,
produção musical e performance" e "Pedagogia vocal: expressão e técnica" na Faculdade Santa Marcelina - FASM. Coordenadora do curso de Pós-graduação em Pedagogia Vocal. Pesquisa e orienta trabalhos nas áreas de voz, escuta, canção popular, pedagogia vocal e narrativas. Faz parte do Vocal SP, grupo formado por profissionais que promove discussões interdisciplinares sobre a voz. Arte-educadora na Fundação Britânica. Fundadora do Ateliê de Voz.
(Foto: Tarita de Souza)
Data
30/08/2018 a 30/08/2018
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.