Atividades

Encontros sobre dança contemporânea

Curso Presencial
Narrativas contemporâneas: pensar/fazer dança na cena paulistana

Voltar para o início Narrativas contemporâneas: pensar/fazer dança na cena paulistana

Programa

O curso propõe quatro encontros formativos intitulado a fim de apresentar e refletir sobre os dados da pesquisa e do documentário, ambos intitulados: “Narrativas Pandêmicas: modos de produção da dança contemporânea na cena paulistana”.

15/6 - 1º encontro- “Narrativas pandêmicas- pandemia, corpo e arte”
Em “Narrativas Pandêmicas”, sete representantes de coletivos e um artista independente da dança contemporânea paulistana narram e significam suas experiências em relação ao corpo dançante nesse cenário tão diferenciado e desafiador. Os pesquisadores Dra. Flávia B. B. Marques e Dr. Odilon José Roble apresentarão diferentes perspectivas sobre a pandemia, corpo e arte. Após, haverá a exibição do documentário “Narrativas Pandêmicas: modos de produção da dança contemporânea na cena paulistana” seguida de diálogo com os participantes.
Participantes: Flávia B.B. Marques e Odilon José Roble (UNICAMP).

22/6 - 2º Encontro- “Narrativas pandêmicas: mediação tecnológica, plateia e a criação em dança”
Seguindo as orientações sanitárias e cuidando da segurança dos profissionais, que necessitavam se encontrar de forma síncrona e/ou assíncrona para seguirem trabalhando, dialogando, acolhendo e buscando soluções. A partir disso, as plataformas e ferramentas online também passaram a ser utilizadas nos processos de criação e na disponibilização dos acervos e obras para apreciação. A dança, de certa forma, também se popularizou nas telas, impulsionando os artistas não só a buscarem outras formas de continuarem seus trabalhos, mas também outras formas de relacionar. Pessoas de qualquer lugar do mundo com acesso à internet puderam apreciar obras de variados artistas da dança, dentre eles da dança contemporânea paulistana, que se esforçaram para compreender e fazer uso das ferramentas disponíveis.
Artistas participantes: Douglas Iesus (Fragmento Urbano), Antônio Marcos Palmeira (Ballet Stagium) e Uxa Xavier (Lagartixa na Janela).

29/6 - 3º encontro- “Narrativas pandêmicas: modos de sobrevivência, corpo e a criação em dança”
O Brasil vem em processo contínuo e planejado de desmonte da cultura, das políticas e ações construídas até então. A pandemia colaborou para o agravamento dessa situação. Artistas, gestores, produtores e técnicos, que já buscavam alternativas para o enfrentamento, resistência, sobrevivência e modelos de sustentação para o setor artístico e cultural, a fim de darem vida e visibilidade às suas obras e conseguirem exercer suas profissões ligadas à área,
tiveram de se reinventar mais uma vez na tentativa de superar o isolamento e a suspensão das atividades presenciais. Este contexto pandêmico desestruturou
Participantes: Lu Favoretto (Cia Oito Nova Dança), Márcio Greyk (Grupo Zumb.Boys) e Igor Gasparini (T.F. Cia de Dança)

6/7 - 4º encontro- “Narrativas pandêmicas: outras perspectivas da criação para o pós pandemia”
As atividades artísticas e culturais estão entre as primeiras que foram suspensas e serão uma das últimas a voltarem à normalidade, não só no Brasil, como nos outros países. Num primeiro movimento, a arte, em sua diversidade de linguagem, se fez presente nas sacadas, nas lives, em variados espaços e formatos na tentativa de trazer alento e esperança ou, simplesmente, se apresentou como passatempo, distração e entretenimento. Artistas se mobilizaram para realizar apresentações; outros utilizaram a temática como forma de se expressarem; outros que pararam para entender o que estava acontecendo, e outros que partiram ao serem acometidos pela doença. Os cômodos das casas viraram palcos, ateliês e as plataformas e ferramentas online passaram a ser conhecidas. O que ficará dessa experiência? O que será refletido nos processos de criação em dança sobre esse período?
Participantes: Eduardo Fukushima, Ivan Bernardelli (Cia. Dual) e Dra. Alba Pedreira Vieira (UFV).

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Lu Favoreto

Lu Favoreto

(Cia Oito Nova Dança): artista da dança e artivista. Atua como intérprete, coreógrafa, professora e orientadora corporal nas Artes Cênicas. Tem como elemento primordial de investigação a relação entre estrutura corporal, movimento vivenciado e a comunicação na cena. Fundamenta seu trabalho artístico e pedagógico em princípios da Educação Somática. Foi uma das sócias-fundadoras do Estúdio Nova Dança (São Paulo/1995) e é diretora da Cia. Oito Nova Dança desde 2000. Atualmente, orienta cursos regulares de técnica, pesquisa e criação no Estúdio Nova Dança, em São Paulo e no Sertão Una, sede da Cia. Vem cada vez mais trabalhando coletivamente a reflexão e comunicação através das artes, sobre temáticas urgentes à contemporaneidade, na busca de um ser humano integrado ao mundo em que vive e aos múltiplos seres, humanos e extra-humanos, que habitam este planeta.
(Foto: Acerrvo Pessoal)

Márcio Greyk

Márcio Greyk

(Grupo Zumb.boys): em sua trajetória trilhou sua formação sobre o campo Artístico e Educacional, por acreditar serem ações transformadoras, por inspirar e conectar pessoas. Diretor e intérprete criador do Grupo Zumb.boys. É Pedagogo, Treinel de Capoeira Angola, Assistente Artístico e Arte Educador no Projeto Núcleo Luz (desde 2007). Atua como preparador corporal e provocador artístico em processos criativos de grupos e artistas independentes de dança e teatro. Idealizador e criador do "Método de ensino Zumb.boys", procedimentos criativos compartilhados em cursos e workshops. Formou-se no Método de Reeducação do Movimento Ivaldo Bertazzo, paralelamente participou da Cia Teatro e Dança Ivaldo Bertazzo por 4 anos. Logo após, atuou na Cia Omstrab por 7 anos. Foi cofundador do Grupo de Pesquisas Ritmos e Danças Batakerê. Desde 2003, dedica-se a pesquisas e práticas das Danças Urbanas.
(Foto: Pablo Araripe)

Douglas Iesus

Douglas Iesus

(Fragmento Urbano): nascido e criado na Zona Leste de São Paulo, participou de diversos programas de formação em dança até solidificar o grupo que está sob sua direção desde 2009, o grupo Fragmento Urbano de Dança. Artista, pesquisador e educador de dança, é um Artivista Negro da periferia da cidade de São Paulo. Como um viajante inquieto das encruzilhadas em território brasileiro, criou a metodologia “Encruzilhada Style”, sob a qual trabalha e se aprofunda desde 2014. Ao longo da sua carreira foi contemplado por diversos prêmios, tais como APCA (2016), Denilto Gomes (2018), assim como o Conexões Cultura Intercâmbios do Minc (2015), no qual realizou residência artística junto a dançarinos de Maputo em Moçambique.
(Foto: Noelia Najera, Acervo Fragmento Urbano)

Flávia Brassarola Borsani Marques

Flávia Brassarola Borsani Marques

Doutora em Educação Física (UNICAMP), Mestre em Arte e Educação no Instituto de Artes da UNESP (SP) e Licenciada e Bacharel em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Atualmente, é atua como professora de Arte no Colégio Franciscano Pio XII (São Paulo), como professora da Pós Graduação em Dança e Consciência Corporal (Universidade Estácio de Sá) e artista idealizadora e responsável pela circulação do documentário “Narrativas Pandêmicas: modos de produção da dança contemporânea na cena paulistana”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Odilon José Roble

Odilon José Roble

Bacharel em Filosofia, licenciado em Educação Física, especialista em Psicanálise, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Unicamp onde é atualmente Diretor.
(Foto: Acervo Pessoal)

Eduardo Fukushima

Eduardo Fukushima

Coreógrafo, dançarino, professor, preparador corporal e dramaturgista de dança. É também pesquisador em técnicas corporais chinesas e japonesas, com especialização em Taiwan e no Japão. Como coreógrafo e performer realizou colaborações para teatro, cinema, artes visuais, ópera e design. Recebeu diversas premiações no Brasil e no exterior, como prêmio APCA Dança na categoria criação de dança, Denilto Gomes, Rolex Arts Mentor & Protégé Arts Initiative, Rumos Dança Itaú Cultural, entre outros. Tem graduação em dança pelo curso Comunicação das Artes do Corpo pela PUC SP e é especialista em Estudos Contemporâneos de Dança pela UFBA. Realizou estudos em Bruxelas, Viena e Paris além de ter colaborado – nos anos de 2017 e 2019 -, com a companhia japonesa de teatro Okazaki. De 2020 a 2022 foi artista orientador do Programa Qualificação em Dança, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Uxa Xavier

Uxa Xavier

Professora e pesquisadora da dança para crianças. Diretora do Lagartixa na Janela. Professora convidada no Curso de Arte e Educação/ Teoria e Prática ECA-USP na linguagem de dança. E na Pós Graduação Latu Senso Celia Helena   em Corpo: Dança, Teatro e Performance.
(Foto: Acervo Pessoal)

Igor Gasparini

Igor Gasparini

(T.F. Cia de Dança): formado em Jornalismo pela PUC e em Educação Física e Saúde pela USP. Pós-graduado em Jornalismo Cultural, com ênfase em Crítica de Dança; Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Doutorando pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Atua como professor e coreógrafo de Danças Urbanas e de Dança Contemporânea.
(Foto: Acervo Pessoal)

Antonio Marcos

Antonio Marcos

(Ballet Stagium): formado pela escola do Ballet Stagium em 1999. Também possui formação em Administração de Empresas-Técnico em Contabilidade e em Produção Cultural. Desde 2000, integra a Cia Ballet Stagium, dançando em todo o território nacional. Atualmente é bailarino, ensaiador e produtor cultural do Stagium, junto com Marika Gidali e Fabio Villardi. Trabalhou durante 3 anos na Secretaria de Estado da Cultura (Proac-ICMS).
(Foto: Acervo Pessoal)

Ivan Bernardelli

Ivan Bernardelli

(Cia. Dual): Diretor e bailarino da Cia. DUAL, Ivan Bernardelli investiga as bases técnicas e estruturais das danças desenvolvidas no Brasil ao longo dos séculos em relação aos contextos culturais, sociais e filosóficos em que se desenvolvem.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alba Pedreira Vieira

Alba Pedreira Vieira

Performer, diretora artística e coreógrafa da Mosaico Cia de Dança Contemporânea; professora e pesquisadora do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa (MG) e dos programas de pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Ph.D. em Dança pela Temple University (EUA, 2007), e pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2016).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/06/2023 a 06/07/2023

Dias e Horários

Quintas, 16h às 18h.

*(Dia 15/6, 18h30 às 21h)

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 15/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira