Curso On-Line
Necropolítica, pandemia e direitos humanos: temas urgentes - Parte 1
Voltar para o início
Programa
Este ciclo de conferências tem como objetivo discutir o impacto das necropolíticas vigentes em meio a uma das maiores crises sanitárias dos últimos tempos. Privilégios na distribuição das vacinas, mortes em massa nas periferias de todos os estados do Brasil, fome, desemprego, além de um aumento no número de feminicídios são debates urgentes que precisam estar no centro da atenção de todo/as para que possamos enfrentar a realidade atual e pensar num futuro possível.
O ciclo em questão está dividido em duas partes.
Na primeira parte (em junho) se discutirá o conceito de necropolítica e o modo como se aplica para pensarmos a pandemia, ainda trataremos de questões como perda coletiva, xenofobia motivada por questões sanitárias e o aumento da fome.
Na segunda parte (em julho) trataremos de assuntos como ensino remoto, trabalho em home office, aumento da violência doméstica e perspectivas para o pós-covid.
22/6
15h30 às 17h30 - Necropolítica e pandemia
Com Renato Nogueira.
Mediação: Siméia de Mello Araújo.
24/6
17hs às 19hs - Perdas coletivas e enlutamento
Com Carla Rodrigues.
Mediação: Fábio Mariano da Silva.
29/6
17hs às 19hs - Xenofobia sanitária
Com Deisy Ventura.
Mediação: Laura Satoe Ueno.
1/7
15h30 às 17h30 - Insegurança alimentar - Aumento da fome na pandemia
Com Marco Antonio Teixeira.
Mediação: Sheila de Carvalho.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/5, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes
Deisy Ventura
(Foto: Acervo Pessoal)
Renato Noguera
Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin). Doutor em filosofia, vem pensando na articulação entre tecnologia e ancestralidade propondo metodologias diferentes para descolonizar os saberes e gamificar os mitos em uma educação antirracista.
(Foto: Acervo Pessoal)
Fabio Mariano da Silva
Bacharel e mestre em Direito e Doutor em Ciências Sociais com a tese Políticas de Morte para corpos sem lei, ambos pela PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Carla Rodrigues
Professora de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ. Coordena o laboratório Filosofias do tempo do agora, em www.tempodoagora.org. Escritora, tradutora, filósofa e feminista, doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio.
(Foto: Acervo Pessoal)
Siméia de Mello Araújo
Doutoranda em História pela UDESC, mestra em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Coordenadora do Núcleo de Educação do Museu AfroBrasil, diretora do Instituto Ella Criações Educativas e pesquisadora-associada ao AYA - Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais da Udesc.
(Foto: Acervo Pessoal)
Laura Satoe Ueno
Psicóloga no judiciário, doutora e mestra em Psicologia Social pela USP. Pesquisou brasileiros amarelos e relações inter-raciais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marco Antonio Teixeira
Pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Estudos Latino-americanos (LAI) na Freie Universität Berlin (FU Berlin), Alemanha. Coordenador científico do grupo de pesquisa Food for Justice: Power, Politics and Inequalities in a Bioeconomy (LAI - FU Berlin). Doutor em Sociologia pela UERJ, mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ. Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ, bacharel em História pela UNIRIO.
(Foto: Acervo Pessoal)
Sheila de Carvalho
Advogada e defensora dos Direitos Humanos. Atua como articuladora da Coalizão Negra por Direitos, é coordenadora de Direitos Humanos do Instituto Ethos e coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
22/06/2021 a 01/07/2021
Dias e Horários
22/6 e 01/07, terça e quinta, das 15h30 às 17h30
24/06 e 29/06, terça e quinta, das 17hs às 19hs.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 27/5, até o dia 18/6.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Microsoft Teams