Curso Presencial
Negrafias: presença e representação negra no graffiti
Voltar para o início

Programa
Neste minicurso, o graffiti será abordado como uma forma de expressão e valorização das identidades negras nas cidades brasileiras. A partir da apresentação dos trabalhos e do modo como grafiteiros/as incorporam temáticas raciais e étnicas negras em suas obras, busca-se evidenciar a questão da visibilidade social e as formas de se reconfigurar o espaço urbano.
A proposta deste minicurso é analisar e discutir a presença de imagens de pessoas e elementos da cultura negra nos graffitis, especialmente em São Paulo e Salvador, refletindo sobre a democratização do espaço e a importância da autoafirmação da negritude.
O primeiro encontro será em sala no Centro de Pesquisa e Formação - com conteúdo teórico sobre território, memória e linguagens e estratégias artísticas para descolonização da imagem negra. Já o segundo encontro será uma atividade externa que propõe a visita de um roteiro de negrafias (grafias negras) na cidade de São Paulo, no qual a professora conduzirá a visita apresentando e comentando as obras e as trajetórias dos/as artistas que integram o roteiro.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Marina Barbosa)
Palestrantes

Marina Barbosa
Cientista social, mestre em História da Arte pela Unifesp e doutoranda em Antropologia Social pela USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
14/12/2023 a 15/12/2023
Dias e Horários
Quinta e Sexta, 14h às 16h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/11, até o dia 14/12.
Enquanto houver vagas.