Curso Presencial
NGIRA - Conversa: Pedagogias negro-africanas e afrodiaspóricas nas universidades
Voltar para o início
Programa
O II Ngira – Encontro afro nas artes cênicas é um evento promovido pelo Grupo de Trabalho "O Afro nas Artes Cênicas" da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), que reúne pesquisadoras e pesquisadores de todo o território brasileiro.
Sua segunda edição, "Saberes negro-africanos e afrodiaspóricos no Brasil: aproximações ao nosso corpo" propõe uma programação composta por conferência, palestras, gira de debate, oficina e mostra artística, visando, assim, promover e fomentar a aproximação entre artistas, artistas-pesquisadoras(es) e público interessado na discussão sobre epistemologias afro-referenciadas para as artes cênicas em perspectivas pedagógicas, artísticas e acadêmicas.
Na gira de conversa "Pedagogias negro-africanas e afrodiaspóricas nas universidades", mediada por Luciano Tavares e Herica Veryano, serão propostas discussões e reflexões em torno das diversas práticas pedagógicas nas universidades e suas relações com os saberes não letrados.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Palestrantes
Herica Veryano
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP e professora no C.E.F.A.M – Centros Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério. Fundadora, diretora e intérprete do Coletivo Joaquina Teatro (Curitiba/PR), co-fundadora do instituto Flor de Vento (Campinas/SP), co-fundadora, diretora e intérprete da Cia Teatral La Trapera (Pindamonhangaba/SP), co-fundadora e Presidenta do Instituto Atuarte (Pindamonhangaba/SP), onde também coordena a produção e o campo pedagógico da associação. Atua como coordenadora pedagógica e coordenadora de projeto do espetáculo Pedro e o Lobo-Guará: um concerto didático brasileiro (ALMAI/SP). Curadora do FESTIN Paraná desde 2017. Idealizadora do Grupo de Atuadoras Negras - Mulheres de Cena (Pindamonhangaba/SP), onde realiza trabalho de pesquisa com atrizes e não-atrizes negras do Vale do Paraíba, intitulado: Pretas Poéticas no Palco. Presidenta do Conselho de Cultura de Pindamonhangaba/SP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Luciano Tavares
(Canoas/RS), herda de sua mãe traços da etnia indígena Guarani e de seu pai traços de sua origem negra. Professor, Dançarino, Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRGS, Bacharel em Biblioteconomia pela mesma universidade.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
19/04/2024 a 19/04/2024
Dias e Horários
Sexta, 10h30 às 12h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 19/4.
Enquanto houver vagas.