Curso Presencial
Nova direita: origens e discursos
Voltar para o início
Programa
Por parte dos que hoje se autodenominam progressistas há duas principais hipóteses para o surgimento da força a eles antagônica, a extrema direita que no Brasil foi batizada a partir de seu principal líder.
A perspectiva da longa duração vê no Bolsonarismo traços ou a inteireza de um atavismo cultural próprios de nosso país colonial-patriarcal. Tal como um centro gravitacional histórico, nosso caráter misógino, racista e autoritário mais uma vez nos atrai de volta à origem, reativando ainda outros passados, como os anos da ditadura.
Há, por outro lado, a percepção que leva em consideração o espasmo histórico de 2013 como estreia do espetáculo, aqui visto da perspectiva conjuntural de forças políticas em disputa.
Há ainda a possibilidade das duas dimensões se encontrarem: Julho teria sido um portal atravessado por antigos fantasmas. A essas possibilidades correspondem as concepções a respeito da ideologia da nova direita.
Em termos do conteúdo o discurso de ódio, em termos de forma as fake news, em termos de circulação as redes sociais. Esse curso visa a questionar essas perspectivas a partir de pesquisas que indicam outra história, nem tão longe nem tão perto. Isso para termos o embasamento necessário para um outro olhar sobre os discursos difundidos e adotados pela nova direita, suas verdades mentirosas e mentiras verdadeiras.
AULA 1 - história: uma fúria latente
A primeira aula retomará a história recente do Brasil tendo em vista identificar alguns elementos sociológicos e políticos que encontram em 2013 seu ponto de ebulição. Retomaremos aqui algumas pesquisas e ensaios realizados a respeito da nova direita em sua constituição, nem unívoca nem monolítica. Pelo contrário, das palestras ultraliberais aos cultos evangélicos passando pelo crime organizado miliciano, o que contribuiu para o surgimento de um movimento estruturalmente disruptivo?
AULA 2 - ideologia: uma outra língua
A partir de uma pesquisa realizada nas manifestações de 2014 a 2016 em SP e de outra sobre um veículo de comunicação bolsonarista, entre 2020 e 2022, abordaremos o discurso da nova direita em sua potência mobilizadora. Tendo ampliado a concepção histórico sociológica do tema, nos debruçaremos sobre alguns motes, símbolos e formulações do movimento buscando a lógica e o sentido próprios do que no geral se entende como pura mentira, insanidade ou manipulação.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Francisco Ferreira)
Palestrantes
Sílvia Viana
Doutora em sociologia, formada pela USP e professora da FGV. Escritora de "Rituais de sofrimento" desenvolve pesquisas a respeito da sociologia da cultura, sociologia do trabalho e teoria crítica.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
22/10/2024 a 24/10/2024
Dias e Horários
Terça e Quinta, 10h30 às 13h
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/9, até o dia 22/10.
Enquanto houver vagas.