Curso Presencial
Nova harmonia do violão brasileiro: os acordes pós-bossa nova e jazz mainstream
Voltar para o início

Programa
A partir de 1958, a Bossa Nova mudou o padrão harmônico da canção brasileira, tanto no sentido horizontal (as progressões harmônicas) como no sentido vertical (os tipos de acordes e seus complementos). O violão brasileiro acompanhou essa mudança, principalmente através dos acordes de João Gilberto.
Atualmente está acontecendo uma nova leva de renovação na harmonia do cancioneiro brasileiro, e mais uma vez, está sendo liderada pelo violão através dos acordes de músicos revolucionários como Toninho Horta, Guinga e Lula Galvão.
Esses novos acordes pressupõem um conhecimento mais profundo da sua construção e da distribuição das suas vozes. Consequentemente, exigem um conhecimento mais acurado dos recursos do instrumento.
Vale destacar que esses novos acordes têm permitido explorar mais os recursos harmônicos do violão, assim como aproveitar plenamente seu potencial harmônico e polifônico, aproximando-o de uma "abordagem pianística".
O ponto de partida é o estudo de todas as inversões e aberturas dos 11 tipos de acordes com sétima, passando pelos diferentes tipos e disposições das vozes dos acordes com 9, 11 e 13, até chegar às distribuições originais, sonoras e complexas utilizadas pelos novos violonistas e guitarristas.
Os acordes serão aplicados em composições selecionadas do cancioneiro brasileiro e internacional, trabalhando desde as alternativas mais simples até chegar na nova sonoridade.
O curso fornece também os fundamentos para a compreensão do conteúdo harmônico das composições a serem utilizadas como exemplo durante as aulas e as suas possibilidades de rearmonização.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Conrado Paulino
Violonista, arranjador e compositor. O músico destaca-se pela sua moderna linguagem harmônica e pela fluência e originalidade na improvisação, apresentando uma cativante combinação de repertório brasileiro, linguagem jazzística e recursos do violão clássico. Conrado acompanhou grandes nomes da MPB como Rosa Passos, Johnny Alf, Leny Andrade e Alaíde Costa, com quem gravou 4 CDs. Como instrumentista, tocou ao lado de músicos como o Zimbo Trio, Paulinho Nogueira, Nivaldo Ornelas, Roberto Menescal, Guinga, Nelson Faria e Marco Pereira, além dos estrangeiros Colin Bailey, John Stowell, Phil de Greg e Dave Pietro. Além de participar em CDs de artistas do Brasil, EUA, Argentina e Uruguai, Conrado tem seis CDs gravados como líder: Quarteto (2005), Noches del Museo (2008), Wrong Way (2011), Quatro Climas (2015), A Canção Brasileira (2018) e Takes on Jobim (2024). Sua música aparece em vários CDs de coletâneas de música instrumental, entre eles "Litlle peace piece" da série "Quiet Corner" do selo japonês Inpartmaint, além dos CDs Brazilian Songs Without Words (2007), Cem Anos de Caymmi (2014), O Fator Guanabara: Canções para um Brasil Ideal (2016), Jazz & Coffee Vol.5 (2019, duo com Nelson Faria) e Novas 4 (2020, reunindo os vencedores da 4ª edição do concurso "Novas" de composição para violão). Como idealizador e produtor da websérie "As Cantoras e Eu", realizou videos acompanhando grandes cantoras brasileiras e estrangeiras, entre elas, Fátima Guedes, Leila Pinheiro, Jane Duboc, Badi Assad, Cris Delanno, Olivia Hime, Liz Rosa, Varijashree Venugopal (India), Josee Koning (Holanda) e Irene Atienza (Espanha).
(Foto: Gal Oppido)
Data
18/09/2023 a 25/09/2023
Dias e Horários
Segundas, 14h30 às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 18/9.
Enquanto houver vagas.