Atividades

Uma homenagem a rainha Quelé

O cantar afrobrasileiro de Clementina de Jesus por Adriana Moreira

Voltar para o início O cantar afrobrasileiro de Clementina de Jesus por Adriana Moreira

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

O espetáculo propõe uma viagem dentro do universo do samba e também dos diversos gêneros influenciados pela cultura afro-brasileira, como o Jongo, Vissungo, Capoeira, Batuques, cantos afros, e cantigas de oração.

Este trabalho busca uma conexão com a noção de "ancestralidade", com as matrizes da formação da cultura brasileira, particularmente sua vertente africana.

O repertório do show conta com obras de compositores gravados pela cantora Clementina de Jesus e de musicas e cantigas que compõe esse universo.

O espetáculo tem uma especial preocupação com uma direção cênica, onde luz e projeções ganham espaço em meio as interpretações de cada canção.

Idealizadora da formação instrumental do grupo que realizará o projeto, Adriana já pesquisa e apresenta a obra de Clementina de Jesus e do sambista Batatinha há alguns anos.

Cabe realçar que, tanto na produção de seu disco, como em sua trajetória pessoal como cantora, Adriana demonstra especial preocupação e cuidado artístico com respeito à linguagem musical presente nas diversas manifestações da cultura popular negra no Brasil, o que pode ser notado, nos arranjos musicais de seus trabalhos. A mesma preocupação norteia a concepção do projeto aqui apresentado.

Por isso, a escolha do grupo responsável pela apresentação musical contempla a atenção com uma formação instrumental que reflita a rica sonoridade rítmica dos gêneros que compõem a obra dos compositores aqui apresentados.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Agnaldo Rocha)

Palestrantes

Adriana Moreira

Adriana Moreira

Cantora que há mais de dez anos se dedica à música e ao samba. Formada em Canto Popular pela Universidade Livre de Música.
(Foto: Adriana Oliveira Horvath)

Data

29/07/2017 a 29/07/2017

Dias e Horários

Sábado, 16h às 18h

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora