Curso Presencial
O celular como instrumento de democratização digital
Voltar para o início

Programa
Atualmente, somos todos fotógrafos e donos das nossas próprias imagens. O tempo "morto", gasto em longas esperas em filas diversas ou trajetos de ônibus, transformou-se em horas de lazer, estudo ou trabalho. Como direcionar esse encontro - da pessoa com uma tecnologia - para um aproveitamento que não seja o indispensável lazer?
Em 1838, Robert Cornelius, fotógrafo americano, fez o primeiro selfie da história ao se fotografar na frente de sua loja.
De lá, pra cá, mais de 180 anos depois, com as câmeras nos telefones celulares, o selfie está em todos os lugares; nas redes sociais, as pessoas se retratam e mostram o que fazem. Como uma construção da própria imagem – e do seu entorno - pode influenciar uma relação com o mundo externo de forma positiva?
Escrevendo um pequeno roteiro e captando imagens com câmeras de telefones celulares, sem o uso de luz artificial, vamos discutir um planejamento de gravação dentro dos mesmos parâmetros de concepção de um projeto com maiores recursos, do roteiro à finalização.
Durante o curso será produzido - individualmente - um vídeo de três minutos com tema livre. Os exercícios serão realizados com captação feita pelo próprio celular e sua posterior edição e sonorização com aplicativos.
Material necessário para a oficina: Celular que faça fotos e grave vídeos, Android ou iPhone, sem distinção de marca. A partir desse processo, o inscrito poderá desenvolver suas habilidades para fazer do celular um instrumento de processo pessoal - divulgação de pequenos negócios, entre outros - ou artístico, como um curta-metragem ou uma vídeoarte.
AULA 1 - CONSTRUINDO A NARRATIVA DAS IMAGENS.
1 - Equipamento básico para se fazer uma boa gravação de imagem e
som.
2 - Enquadramento, noções de planos e formatos.
3 - Movimentação de câmera.
Aula ilustrada com vídeos e exercício prático de enquadramento.
AULA 2 - ILUMINAÇÃO
1 - Dogma 95 - Pensando a luz pré-existente no ambiente.
2 - O controle da luz em externas com aplicativos.
3 - Luz dura ou luz suave? O uso de rebatedores.
Aula ilustrada com vídeos e exercício prático: Apresentação de
sinopses.
AULA 3 - COMO REALIZAR UM PROJETO.
1 - Discussão das 10 sinopses apresentadas com tema livre.
Aula ilustrada com vídeos e exercício prático: Apresentação de roteiro
individual com tema livre (máximo de 3 minutos)
AULA 4 - CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA
1 - Discussão dos 10 roteiros de três minutos apresentados.
AULA 5 - EDIÇÃO E SONORIZAÇÃO
1 - Edição do material gravado usando aplicativos no celular.
2 - Sonorização do material gravado usando aplicativo no celular.
3 - O que é a marcação de luz?
AULA 6 - APRESENTAÇÃO DOS EXERCÍCIOS FINALIZADOS
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:
- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.
-Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).
*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
(Foto: Kátia Coelho)
Palestrantes

Kátia Coelho
Foi a primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa-metragem no Brasil, se formou em Audiovisual na USP. Recentemente, foi homenageada com o Prêmio ABC de Cinematografia pelo conjunto de sua obra. Recebeu mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais, entre eles, Festival de Brasília, Gramado, APCA e o KODAK VISION AWARD- Los Angeles. Produziu e roteirizou o longa-metragem Terra de Ciganos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carol Ruedas
Escritora e professora formada em letras pela UNICAMP. Criadora de conteúdo educacional para a internet em diversos formatos com foco no instagram, youtube e tiktok.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/05/2022 a 14/05/2022
Dias e Horários
Segunda a Sexta, 19h às 21h30.
Sábado, 10h às 13h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 9/5.
Enquanto houver vagas.