Atividades

cinema documental com foco nas lutas sociais

O cine-documentário de Carlos Pronzato

Voltar para o início O cine-documentário de Carlos Pronzato

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Apresentação de quatro documentários do cineasta de Carlos Pronzato, e bate-papo com o diretor ao final da última exibição.

6/03. “Carlos Marigella - quem samba fica, quem não samba vai embora”. 90 min. Idioma: português.
Documentário sobre o período da luta armada no Brasil, de 1964 até a morte de Carlos Marighella, com testemunho de militantes políticos que acompanharam a trajetória do ativista, bem como de pesquisadores e estudiosos do período histórico em questão.

13/03. “Carabina M2 - uma arma americana. Che na Bolívia”. 90 min. Idioma: espanhol. Legendas em português.
Registro do pensamento político e das ações de Che Guevara no mundo acadêmico, intelectual, cultural e político. O documentário reconstrói a trajetória do líder argentino na Bolívia, por meio de entrevistas com importantes figuras daquele período.

20/03. “A partir de agora - As jornadas de junho no Brasil”.  80 min. Idioma: português.
Em junho de 2013, diversas capitais do país viraram palco de protestos de milhares de pessoas barrando o aumento da tarifa dos ônibus urbanos. O documentário registra as manifestações que se multiplicaram numa onda de mobilizações que tomaram conta do país, composto de entrevistas com ativistas de cinco capitais brasileiras.

27/03. “Acabou a paz, Isto aqui vai virar o Chile! Escolas Ocupadas em SP”. 60 min. Idioma: português.
O documentário aborda a ocupação de uma série de escolas pelos estudantes secundaristas, e as mobilizações que ocorreram principalmente na capital paulista, e no interior do Estado, em 2015. São apresentadas as motivações dos estudantes contra o fechamento de 94 escolas estaduais.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Divulgação/Poster do filme “Carlos Marighella, quem samba fica, quem não samba vai embora”.)

Palestrantes

Carlos Pronzato

Carlos Pronzato

Cineasta argentino radicado no Brasil, com ampla produção de documentários independentes, com foco em temas populares e processos de lutas.
(Foto: CC BY SA Maria Objetiva)

Data

06/03/2017 a 27/03/2017

Dias e Horários

Segundas, 19h30 às 21h30
*27/03 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis