O cinema da Época de Ouro mexicana
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc participa da programação oficial do 11º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo por meio de três mesas de debate que dialogam com a mostra de filmes e trazem palestrantes do Brasil, Guatemala, México, Argentina, Chile e Uruguai.
O cinema da Época de Ouro mexicana
Dos anos 30 a 50 do século passado, uma vasta cinematografia mexicana chegou ao Brasil, onde gozou de muita popularidade. Esta mesa discutirá os fatores políticos, sociais e culturais que influenciaram os enredos destes filmes, a hegemonia do gênero melodramático, a constituição de um star system que ajudou a consolidar políticas entre os gêneros masculino e feminino, a afirmação de uma identidade mexicana, o incentivo do Estado mexicano a esta indústria e o contexto da Política de Boa Vizinhança e da Segunda Guerra Mundial, a atuação da distribuidora estatal PELMEX, a recepção dos filmes no Brasil e os diálogos que se travaram então, naquele momento, entre os dois países.
Com Silvia Oroz, Maurício de Bragança e Antonio Carlos (Tunico) Amancio.
Mediação de Danilo Cymrot.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Antonio Carlos Amancio da Silva
Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Atualmente é Professor Associado IV da UFF. Coordena o Laboratório de Investigação Audiovisual da UFF. É curta-metragista e roteirista. Foi Vice-Presidente da SOCINE no período de 2013/2015 e atualmente faz parte de seu Comitê Científico.
Maurício de Bragança
Doutor em Letras pela UFF. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Cinema e Video da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
(Foto: Acervo Pessoal)
Silvia Oroz
Doutora pelo Centro Cordinador y Difusor de Estudios Latinoamericanos. Atualmente é pesquisadora da UFRJ e professora titular da Universidade Estácio de Sá.
Data
22/07/2016 a 22/07/2016
Dias e Horários
Sexta, 10h às 13h
Local
Valores
Notícias
Centro de Pesquisa e Formação no 11º Festival de cinema Latino-Americano de São Paulo
Encontros do Cinema Latino-Americano\o/