O Cinema de Stanley Kubrick: Gêneros, Autoria e Imaginário Social
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A obra do diretor de Laranja mecânica (1971), a despeito de ser numericamente enxuta, percorreu cinco décadas, de Medo e desejo (1953) a De olhos bem fechados (1999).
Este curso pretende traçar um panorama compreensivo de sua filmografia composta por treze longas-metragens. Culto, rigoroso e inventivo, Kubrick é considerado um dos mais importantes cineastas do século XX. Nascido em Nova York, filho de imigrantes da Europa Oriental, o cineasta criou uma filmografia de construção imagética memorável, cujo foco central é a investigação da natureza humana, sensibilizando assim gerações amantes do cinema até hoje.
O diretor Stanley Kubrick trafegou por vários gêneros cinematográficos como - drama, policial noir, suspense, filme de guerra, histórico, aventura, épico, ficção cientifica, comédia e terror, construindo assim uma obra autoral de temáticas e épocas históricas retratadas bastante diversas, com sua mise-en-scène moderna, roteiros premiados e direção de arte requintada e personalíssima.
Os longas-metragens serão analisados com foco em três aspectos principais de abordagem: os gêneros cinematográficos; autoria e estilo; e imaginário social e cultural de contexto.
Programa
- Panorama biográfico e histórico. Os primeiros filmes (anos 1950). O policial noir estadunidense. Longas-metragens selecionados: Medo e desejo (1953); A Morte passou por perto (1955); O grande golpe (1956).
- O cinema moderno de Hollywood, a vertente independente e a influência da nova filmografia europeia, anos 1950/60. Análise de Glória feita de Sangue (1957) e Spartacus (1960).
- A emergente cultura jovem e a produção artística contra cultural. A pauta política da Guerra Fria. Filmes de discussão: Lolita (1962) e Dr. Fantástico (1964).
- Breve histórico do gênero de ficção científica no cinema. Análise dos longas-metragens - 2001: uma odisseia no espaço (1968) e Laranja mecânica (1971).
- Autoria e estilo na obra de Stanley Kubrick. Base de discussão: Barry Lyndon (1975) e O iluminado (1980).
- O imaginário social e cultural dos anos 1980-90. Aspectos simbólicos recorrentes na obra de Kubrick. Filmes selecionados: Nascido para matar (1987) e De olhos bem fechados (1999).
Palestrantes
Carlos Pereira Gonçalves
Pós-Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Doutor em Ciências Sociais em Antropologia (PUC-SP). Professor em Pós-Graduação do SENAC e consultor de pesquisa de opinião e mercado.
(Foto: Silvia Pereira Gonçalves)
Data
11/04/2018 a 16/05/2018
Dias e Horários
Quartas, 14h30 às 17h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.