O cinema-poesia de Joaquim Pedro de Andrade: passos da paixão mineira
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O cinema poesia de Joaquim Pedro de Andrade: passos da paixão mineira (Appris, 2016) busca examinar a cinematografia desse cineasta carioca e também o papel decisivo da memória como seu maior impulso criativo, sobretudo a partir da inspiração fundamental de Rodrigo Melo Franco de Andrade, metáfora paterna e intelectual, a nortear sua trajetória.
Por meio da análise de sua cinematografia mineira, formada pelos filmes O padre e a moça (1965), Os inconfidentes (1972) e O Aleijadinho (1978), foram investigados os elementos formadores de toda sua obra, sempre calcada na observação da cultura e da literatura brasileiras, para uma tradução da identidade nacional, capaz de projetar Minas Gerais, não só como microcosmo do país, mas também como cenário universal.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Alexandre Murakami Souza)
Palestrantes

Meire Oliveira Silva
Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH/USP. Autora de "Liturgia da pedra: negro amor de rendas brancas" (Alameda Casa Editorial, 2016 (no prelo). Escritora e tradutora de textos literários e acadêmicos.
(Foto: Alexandre Murakami Souza)
Data
22/11/2016 a 22/11/2016
Dias e Horários
Terça, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.