Atividades

O projeto estético e ideológico do Cinema Tricontinental de Glauber Rocha

O Cinema Tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução

Voltar para o início O Cinema Tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução

Programa

A palestra reflete sobre a proposta de Cinema Tricontinental de Glauber Rocha, a partir da análise dos filmes mais enigmáticos e menos conhecidos do nosso maior cineasta: O Leão de sete cabeças, Cabeças cortadas, História do Brasil e Claro, lançados entre 1969 e 1975, nas condições adversas de um prolongado exílio entre Cuba, França e Itália. A partir da análise das obras do exílio, busca-se revelar o ousado projeto estético e político de Glauber, constituído em torno da noção de "Cinema Tricontinental" que pretendia integrar as cinematografias dos países subdesenvolvidos da América Latina, África e Ásia em nome da libertação do domínio econômico e cultural do imperialismo.

Nesse encontro, serão apresentados os traços fundamentais do Cinema Tricontinental, a partir da análise estética dos filmes e do percurso biográfico de Glauber, desde os anos de formação do Cinema Novo.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Imagem: Capa do Livro)

Palestrantes

Maurício Cardoso

Maurício Cardoso

Doutor em História Social pela USP e Université Paris Ouest Nanterre. É professor doutor no Departamento de História da USP e autor de "O Cinema Tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução" (LiberArs, 2017).

Data

17/04/2018 a 17/04/2018

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis