Em Debate - Meio ambiente, clima e cultura
O colonialismo químico do século XXI
Voltar para o início

Programa
Autora de "Agrotóxicos e colonialismo químico" apresenta uma visão ampla do grave problema que o uso massivo de herbicidas, pesticidas e fungicidas causa na saúde humana e no meio ambiente ¿ uma consequência direta da globalização da agricultura, da concentração fundiária brasileira e da onipresença do agronegócio no país.
Em tempos de emergência climática e ecocídio, não há mais como evitar o redirecionamento das pesquisas e do financiamento para soluções agroecológicas, em prol da regeneração da Terra e, consequentemente, da sobrevida humana com saúde.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Palestrantes

Larissa Mies Bombardi
Professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, vive exilada na Europa e desenvolve pesquisas no Institut de recherche pour le développement (IRD), em Paris, França, sob o Programme national d'accueil en urgence des scientifiques et des artistes en exil (Pause). É especialista no tema do uso de agrotóxicos, com dezenas de palestras, artigos e entrevistas publicadas em periódicos e meios de comunicação brasileiros e internacionais.
É autora dos atlas "Uma geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e suas relações com a União Europeia" (2019) e "Geografia da assimetria: o ciclo vicioso de pesticidas e colonialismo na relação comercial entre Mercosul e União Europeia" (2021), publicados em inglês. Após a publicação do segundo, a pesquisadora passou a receber intimidações e ameaças, até que decidiu se mudar com a família para a Europa.
Integra o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, no Brasil, membro da organização internacional Justice Pesticide e pesquisadora convidada do Helmholtz-Centre for Environmental Research (UFZ) em Leipzig, Alemanha.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
12/08/2025 a 12/08/2025
Dias e Horários
Terça, 15h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/7, até o dia 12/8.
Enquanto houver vagas.