Atividades

O curso explora o universo criativo e crítico do cômico na História da Arte Moderna

Curso Presencial
O cômico e a representação do corpo social na História da Arte

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Programa

O curso apresenta e discute quatro momentos da História da Arte Moderna que refletiram sobre as capacidades produtivas de desestabilização verificadas no cômico, elemento capaz de desordenar a ordem social vigente para investigá-la e abalá-la em suas estruturas mais profundas.

Programa

13/6 - Aula 1: Goya e o cômico absoluto.
Nesse encontro consideraremos uma parcela da obra gráfica do artista espanhol Francisco Goya, expoente máximo do que Charles Baudelaire definiu por "cômico absoluto". Na série intitulada "Os Disparates", o artista investigará a fundo, a partir dos códigos estéticos ligados à caricatura e ao humor, a sociedade e as instituições espanholadas do período.  

20/6 - Aula 2: Honoré Daumier e o desenho da vida moderna.
Nessa aula serão consideradas as caricaturas do artista francês Honoré Daumier, figura incontornável na História da Caricatura por suas charges que esmiuçam, a partir das deformações expressivas dos corpos individuais das figuras proeminentes de sua época, a constituição e o papel do corpo social, notadamente aquele do Segundo Império Francês.

27/6 - Aula 3: Toulouse-Lautrec e a Belle Époque parisiense.
Toulouse-Lautrec é um artista múltiplo e sua produção caricatural, verificada inclusive em seus desenhos e pôsteres para o teatro de variedades parisiense, delineia um retrato expressivo de seu tempo e local históricos - a Paris Belle Époque. A partir de suas representações dos corpos femininos, investigaremos como a indústria do entretenimento se estabelece na Cidade Luz - e a avaliação que faz o artista dos processos artísticos e sociais ligados ao universo do trabalho.

4/7 - Aula 4: John Heartfield contra o nazi-fascismo.
O poder subversivo do humor encontra um ponto de inflexão na obra do artista alemão John Heartfield, que em suas fotomontagens investiga, a partir da decupagem dos corpos dos altos dirigentes de extrema-direita da Alemanha nazista, a orquestração do horror social que culminará com a Segunda Guerra Mundial.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Domínio Público)

Palestrantes

Marcos Fabris

Marcos Fabris

Doutor pela FFLCH-USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no MAC-USP, na FFLCH-USP e na Unifesp. É crítico de arte afiliado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

13/06/2024 a 04/07/2024

Dias e Horários

Quintas, 19h30 às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/5, até o dia 13/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira