Curso Presencial
O cômico e a representação do corpo social na História da Arte
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Programa
O curso apresenta e discute quatro momentos da História da Arte Moderna que refletiram sobre as capacidades produtivas de desestabilização verificadas no cômico, elemento capaz de desordenar a ordem social vigente para investigá-la e abalá-la em suas estruturas mais profundas.
Programa
13/6 - Aula 1: Goya e o cômico absoluto.
Nesse encontro consideraremos uma parcela da obra gráfica do artista espanhol Francisco Goya, expoente máximo do que Charles Baudelaire definiu por "cômico absoluto". Na série intitulada "Os Disparates", o artista investigará a fundo, a partir dos códigos estéticos ligados à caricatura e ao humor, a sociedade e as instituições espanholadas do período.
20/6 - Aula 2: Honoré Daumier e o desenho da vida moderna.
Nessa aula serão consideradas as caricaturas do artista francês Honoré Daumier, figura incontornável na História da Caricatura por suas charges que esmiuçam, a partir das deformações expressivas dos corpos individuais das figuras proeminentes de sua época, a constituição e o papel do corpo social, notadamente aquele do Segundo Império Francês.
27/6 - Aula 3: Toulouse-Lautrec e a Belle Époque parisiense.
Toulouse-Lautrec é um artista múltiplo e sua produção caricatural, verificada inclusive em seus desenhos e pôsteres para o teatro de variedades parisiense, delineia um retrato expressivo de seu tempo e local históricos - a Paris Belle Époque. A partir de suas representações dos corpos femininos, investigaremos como a indústria do entretenimento se estabelece na Cidade Luz - e a avaliação que faz o artista dos processos artísticos e sociais ligados ao universo do trabalho.
4/7 - Aula 4: John Heartfield contra o nazi-fascismo.
O poder subversivo do humor encontra um ponto de inflexão na obra do artista alemão John Heartfield, que em suas fotomontagens investiga, a partir da decupagem dos corpos dos altos dirigentes de extrema-direita da Alemanha nazista, a orquestração do horror social que culminará com a Segunda Guerra Mundial.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Domínio Público)
Palestrantes

Marcos Fabris
Doutor pela FFLCH-USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no MAC-USP, na FFLCH-USP e na Unifesp. É crítico de arte afiliado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/06/2024 a 04/07/2024
Dias e Horários
Quintas, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/5, até o dia 13/6.
Enquanto houver vagas.