Atividades

Como olhar para o presente a partir da ótica do comum

Curso On-Line
O comum e seu significado no mundo da pandemia

Voltar para o início O comum e seu significado no mundo da pandemia

Programa

Movimentos no mundo todo contestam a apropriação, por parte de uma oligarquia, de recursos naturais, conhecimentos, espaços e serviços públicos. Várias lutas, um mesmo princípio: o comum. Essa busca pelo comum se torna ainda mais emergencial no contexto em que estamos vivendo, a ação pede um trabalho de esclarecimento no pensamento.

Esta ação integra a programação da Noite das Ideias, promovida desde 2016 pelo Instituto Francês e que tem por tema-geral deste ano "Re-construir juntos".

Esta atividade é uma parceria entre o Sesc São Paulo, a Boitempo Editorial e a Embaixada da França.

Com Christian Laval e Fabio Mascaro Querido.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

*Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Christian Laval

Christian Laval

Professor de sociologia da Universidade Paris-Ouest Nanterre-La Défense. É autor de L'Homme économique: Essai sur les racines du néoliberalisme (Gallimard, 2007) e L'Ambition sociologique (Gallimard, 2012), e coautor, com Pierre Dardot, de Marx, prénom: Karl (Gallimard, 2012), A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal (Boitempo, 2016) e Comum: ensaio sobre a revolução do século XXI (Boitempo, 2017).
(Foto: Divulgação)

Fabio Mascaro Querido

Fabio Mascaro Querido

Chefe do Departamento de Sociologia da UNICAMP. Autor de Michael Löwy: marxismo e crítica da modernidade, publicado no Brasil e na Argentina (Boitempo Editorial/Fapesp, 2016; Herramienta, 2019), e, em colaboração com Arno Münster, de Le marxisme ouvert et écologique de Michael Löwy. Hommage à un intellectuel nômade (Paris: L'Harmattan, 2019).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

27/01/2022 a 27/01/2022

Dias e Horários

Quinta, 11h às 12h30.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 20/1, até o dia 26/1.

Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis