Atividades

Relações entre sexualidade e religião a partir de As confissões da carne, de Michel Foucault

Curso On-Line
O confessionário de Foucault: introdução ao História da sexualidade IV

Voltar para o início O confessionário de Foucault: introdução ao História da sexualidade IV

Programa

Em 2018, mais de 30 anos após a morte de Foucault, as livrarias francesas receberam aquele que deveria ser o último volume do projeto intitulado História da sexualidade. Com a publicação de As confissões da carne, temos acesso a mais um pedaço de um projeto foucaultiano inacabado, composto por uma série de quatro livros que ele planejara escrever a fim de esquadrinhar os modos como, no Ocidente, a produção dos sujeitos sociais ocorre mediante a constituição de tecnologias racionalizadoras do sexo, do desejo e da experiência do autocuidado, configurando o que se denomina de dispositivo da sexualidade. Na aventura de desvendar os meandros da obra em questão, o presente curso baseia-se em uma abordagem que busca integrá-la aos volumes anteriores de História da sexualidade. Para isso acompanharemos o exercício genealógico de Foucault, que procura pensar nossos impasses contemporâneos sob uma perspectiva histórica, o que permite um olhar aprofundado tanto a respeito dos dilemas do sexo para a tradição cristã, bem como acerca dos influxos desses dilemas para a produção de regimes de moralidade.

Aula 1: Das vontades do saber: introdução ao projeto História da sexualidade IV
Aula 2: O sexo, a tradição cristã e o problema da carne
Aula 3: A Confissão, a virgindade e as sexualidades dissidentes
Aula 4: A produção da erótica da verdade e o debate sobre as novas moralidades.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Jacqueline Moraes Teixeira

Jacqueline Moraes Teixeira

Doutora em Antropologia Social pela USP e pesquisadora do CEBRAP. Realiza pesquisas que abordam, principalmente, os processos de construção simbólica do corpo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Guilherme Borges

Guilherme Borges

Mestre e doutor em Sociologia na USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

06/08/2020 a 27/08/2020

Dias e Horários

Quintas, 14h30 às 16h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis