Atividades

Contraponto e regra da oitava como ferramentas de educação musical

Curso Presencial
O contraponto e a regra da oitava: ensino e aprendizagem musical nos seculos XVII e XVIII

Voltar para o início O contraponto e a regra da oitava: ensino e aprendizagem musical nos seculos XVII e XVIII

Programa

O primeiro encontro do curso abordará as circunstâncias e a invenção do pianoforte por Bartolomeo Cristofori, na Florença do começo do século XVIII; e a escuta dos seus principais compositores e intérpretes.

Essa palestra versa sobre o contraponto e explica a regra da oitava expondo diversas de suas versões nos séculos XVII e até início do XIX, esmiuçando como eram utilizadas essas ferramentas em diversos âmbitos nesse período e além.

Será abordado também o partimento, que é aplicação prática da regra da oitava e como, somada ao contraponto, essa ferramenta era a base da construção de todo o repertório da música ocidental.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 23/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Alexandre Ribeiro

Alexandre Ribeiro

Doutorando e mestre em Performance pela Universidade Estadual de Campinas, é apontado como um dos principais teorbistas do país. Seus alunos tem sido destaque no cenário musical nacional e internacional.
(Foto: Acervo Pessoal)




Bruno Inácio

Bruno Inácio

Formado em música pela Unesp, e há mais de dez anos dedica-se ao alaúde renascentista e barroco. Também é pesquisador do contraponto através das fontes históricas, atuando como divulgador assíduo desse material nas redes sociais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

27/02/2024 a 27/02/2024

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 23/1, até o dia 27/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora