Curso Presencial
O contrato racial (Charles Mills)
Voltar para o início
Programa
O Contrato Racial, livro mais conhecido do filósofo jamaicano Charles Wade Mills (1951-2021), foi originalmente publicado em 1997 nos Estados Unidos. Rapidamente, a obra se tornou leitura fundamental da área de filosofia da raça, campo que Mills ajudou a estabelecer. Em 2022, foi publicada nos EUA uma edição comemorativa de 25 anos de lançamento. Em 2023, a Zahar publicou a tradução do livro no Brasil.
Ao tomar o contrato social, teoria clássica da filosofia política, como ponto de partida para estudar o tema da raça, Mills mostra que o estudo do racismo não é um tópico menor na filosofia. O autor aponta como raça e racismo geram discussões sobre metafísica, epistemologia, filosofia política e estética. Ou seja, trata-se de discussão legitimamente filosófica, que deve ser conduzida em diálogo com outras disciplinas como as ciências sociais e a história.
Este seminário visa debater os diversos aspectos da contribuição filosófica de Mills a partir de O Contrato Racial, estabelecendo diálogos do pensamento do autor com o contexto brasileiro.
Programa
8/6
10h30 às 12h: Mesa 1 - Sujeitos e sujeitados: identidades e poder a partir de O Contrato Racial
Com Érico Andrade e Thais Rodrigues de Souza.
Mediação: Rosângela Martins.
14h às 15h30: Mesa 2 - O Contrato Racial e seu impacto na filosofia política, na filosofia da raça e na filosofia brasileira
Com Edson Teles e Katiúscia Ribeiro.
Mediação: Vinícius Santana.
16h às 17h30: Mesa 3 - Na luta é que a gente se encontra: contratos e dominações cruzadas
Com Philippe O. Almeida e Tayná Mesquita.
Mediação: Leila Dumaresq.
15/6
10h30 às 12h: Mesa 1 - A obra de Mills no Brasil: recepções, circulação e possibilidades
Com Breno R. G. Santos e Jéssica Kellen Rodrigues.
Mediação: José Victor Alves.
14h às 15h30: Mesa 2 - Pessoalidade e subpessoalidade em O Contrato Racial
Com Maria Fernanda Novo e Teófilo Reis.
Mediação: Luiz Antonio Melo.
16h às 17h30: Mesa 3 - História para ninar gente grande: epistemologia, história e resistências a partir de O Contrato Racial
Com Gislene Aparecida dos Santos e Ynaê Lopes dos Santos.
Mediação: Natália do Carmo Reis.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Gislene Aparecida dos Santos
Livre docente pela USP. Mestra em Filosofia (USP), especialização em Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise (UNICAMP). Doutora em Psicologia (USP). É professora da EACH - USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Edson Teles
Atua como professor de Filosofia Política na Unifesp. É pesquisador do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense, onde coordena o Laboratório de Identificação Humana (LabIH/CAAF).
(Foto: Acervo Pessoal)
Ynaê Lopes dos Santos
Professora de História da América da Universidade Federal Fluminense. É bacharel, mestre e doutora em História pela Universidade de São Paulo. Suas áreas de pesquisa tratam da História da Escravidão nas Américas, Estudo das relações étnico-raciais no continente americano e Ensino de História da África e da questão negra no Brasil, com livros publicados nessas áreas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Érico Andrade
Psicanalista, filósofo e professor de Filosofia da UPFE. Pesquisa temas ligados à identidade, sofrimento e racismo. Está presidente da Anpof e compõe o coletivo Pontes da Psicanálise.
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Fernanda Novo
Doutora em filosofia na UNICAMP, pós-doutora em filosofia na USP. Pesquisa filosofia e raça, epistemologia contemporânea, epistemologia social, tecnologia, estudos de gênero e pensamento negro brasileiro.
(Foto: Acervo Pessoal)
Rosângela Martins
Advogada, mestra em Filosofia pela Unifesp. Pesquisadora no Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (Unifesp). Integrante do Grupo de Pesquisa Filosofia e Política e Observatório da Violência Racial (Unifesp).
(Foto: Acervo Pessoal)
Vinícius Santana Cerqueira
Licenciado e Bacharel em Filosofia pela UNICAMP. Atualmente realiza mestrado em Filosofia em Pensamento Ético-Político na UNICAMP. É membro do Grupo de Filosofia Política da UNICAMP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Philippe O. Almeida
Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Nacional de Direito - UFRJ. Doutor em Direito pela UFMG, com pós-doutorado pela UFSC e pela UFMG.
(Foto: Acervo Pessoal)
Tayná Mesquita
Socióloga, defensora de direitos humanos, especialista em justiça racial, justiça de gênero, e movimentos sociais contemporâneos. Mestre em educação pela Unicamp e doutoranda em Ciências Sociais na Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Leila Dumaresq
Bacharel em Filosofia (UNICAMP); Mestranda no departamento de Saúde Coletiva da UNICAMP. Designer e escritora de games na Ilex Games. Militante LGBTQIA+ em Campinas, atua no Grupo Identidade e na Casa Sem Preconceitos.
(Foto: Acervo Pessoal)
Breno Ricardo Guimarães Santos
Doutor em Filosofia pela UFSC e Professor de Filosofia na UFMT. Coordena o Grupo de Pesquisa "Epistemologia Aplicada" e o Laboratório de Estudos sobre o Conhecimento e a Ignorância na (LECI-UFMT).
(Foto: Acervo Pessoal)
Jéssica Kellen Rodrigues
Doutora em Filosofia (Unicamp). Mestra em Filosofia (Unicamp) e Licenciada em Filosofia (UFLA). Atualmente é professora e pós-doc na Universidade Estadual de Campinas.
(Foto: Acervo Pessoal)
José Victor Alves
Pesquisador e educador social, membro-fundador do GEFAA (Grupo de Estudos de Filosofias Africanas e Afrodiaspóricas), Licenciado em Filosofia e Mestrando em Ciência Política pela Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Teófilo Reis
Professor de filosofia na Trinity University (EUA). Doutor em filosofia pela CUNY - City University of New York onde foi orientado por Charles W. Mills. Está concluindo seu doutorado em sociologia na Unicamp. É co-tradutor de O contrato racial, de Charles W. Mills (Zahar, 2023).
(Foto: Acervo Pessoal)
Luiz Antonio Lourena Melo Junior
Bacharel e licenciado em Filosofia pela USP. Tem Especialização em Ensino de Filosofia pela UNIFESP. É mestre em Filosofia pela UFABC. Doutorando em Economia Política Mundial pela UFABC.
(Foto: Acervo Pessoal)
Natália do Carmo Reis
Mestre em educação pela Unifesp e atualmente cursa seu segundo mestrado em educação na Trinity University (EUA). Bacharel em Pedagogia pela Unicamp e especialização em Ética, Valores e Cidadania pela USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Katiúscia Ribeiro
Filósofa, Doutora em Filosofia Africana pela UFRJ. Professora Pesquisadora Convidada da Universidade de Temple, na Filadélfia. É Coordenadora Geral do Laboratório de Africologia e Estudos Ameríndios Geru Maã da UFRJ.
(Foto: Acervo Pessoal)
Thaís Rodrigues de Souza
Doutora em Filosofia pela UNIFESP, Licenciada e Mestra em Filosofia pela UFG. Professora de Filosofia no IFG. Atua nas áreas de ensino de filosofia, cultura e história em Nietzsche e gênero e raça em Angela Davis.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
08/06/2024 a 15/06/2024
Dias e Horários
Sábados, 10h30 às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/5, até o dia 8/6.
Enquanto houver vagas.