O desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos de idade
Voltar para o início
Programa
Nas últimas décadas os conhecimentos sobre as necessidades e o desenvolvimento das crianças nos seus primeiros anos de vida avançaram muito, o que nos provoca a repensar nossos princípios e ações. Este cenário de mudanças nos oferece condições de construirmos um novo olhar e um currículo mais cuidadoso e sensível para infância.
O curso tem por finalidade refletir sobre a prática e trazer novos subsídios para auxiliar o educador infantil e os pais no dia a dia com as crianças.
Entre os conteúdos trabalhados estão: o desenvolvimento infantil (motricidade, afetividade e cognição); a autonomia; formação pessoal e social da criança; o papel do educador na organização, facilitação e orientação da atividade da criança; cuidados individuais em ambientes coletivos; a organização e utilização dos espaços e materiais na Educação Infantil e em especial no trabalho com os bebês; as linguagens da criança e o corpo que fala; a brincadeira no centro das ações.
Temas: a proposta de Emmi Pikler e sua aplicação na Educação Infantil brasileira; vínculo e cuidados (troca, alimentação, banho, sono); brincar: o ambiente, os objetos e a atitude do professor; desenvolvimento psicomotor; habilidades sociais: confiança, autonomia, iniciativa; os bebês entre eles; aprendendo a lidar com as emoções, como o medo e a raiva.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Raphael Gadelha)
Palestrantes

Suzana Macedo Soares
Especialista em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz. Desde 2011 se dedica à Abordagem Pikler e em 2013 aprofundou-se com Anna Tardos, em Budapeste. Autora do livro "Vínculo, Movimento e Autonomia - Educação até 3 anos"(Ed. Omnisciência, 2017 ).
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
CHOKLER, Myrtha. Acerca de la Prática Psicomotriz de Bernard Aucouturier. Buenos Aires: Ariana, 1999.
FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos - a experiência de Lóczy. Araraquara: JM, 1994.
FALK, Judit. Abordagem Pikler, educação infantil. São Paulo: Omnisciência, 2017.
FALK, Judit. Mirar al Nino - La Escala de Desarrollo - Instituto Pikler (Lóczy). Argentina: Ariana, 1997.
IGNÁCIO, Renate Keller. Aprendendo a andar, aprendendo a confiar - O desenvolvimento da criança pequena segundo Emmi Pikler. São Paulo: Mainumby, 2002.
KÁLLÓ, Éva; BALOG, Györgyi. As Origens do Brincar Livre. São Paulo: Omnisciência, 2017.
PIKLER, Emmi. Moverse en Libertad - Desarrollo de la Motricidad Global. Madrid: Narcea, 1969.
RASSE, Miriam (Coord.). L'activité libre du jeune enfant - Jouets, objets et jeux à proposer de la naissance à trois ans. Paris: Elsevier Masson, 2008.
SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, Movimento e Autonomia: Educação dos 3 primeiros anos. São Paulo: Omnisciência, 2017
SZANTO, Agnès Feder. Una mirada adulta sobre el niño en acción - El sentido del movimiento en la protoinfancia. Buenos Aires: Cinco, 2014.
TARDOS, Anna. Deixe o bebê também brincar por si mesmo.The first Years: Ngã Tau Tuatahi - New Zealand Journal of Infant and Toodler Education, volume 14. Nova Zelândia, 2012.
TRUCHIS-LENEVEU, Chantal. O despertar de seu filho - para um bebê ativo e calmo. São Paulo: Paulus, 1998.
WINNICOTT, Donald Woods. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.
Data
01/02/2018 a 22/02/2018
Dias e Horários
Quintas, 14h às 18h
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.