Atividades

Curso em seis aulas aborda os estudos africanistas realizados por Mário de Andrade

Curso On-Line
O devir negro em Mário de Andrade

Voltar para o início  O devir negro em Mário de Andrade

Programa

O presente curso propõe o estudo da faceta de Mário de Andrade dedicada à reflexão da presença e da contribuição do negro nos estudos culturais, na elaboração artística e na atuação política do modernista

afro-brasileiro. Dividido em dois ciclos,o primeiro dedica-se aos estudos teóricos e à atuação política do escritor, o segundo, à produção poética, revelando ambos a atuação desse intérprete do Brasil que, na

contramão do mito da democracia racial, reconheceu e atuou contra o preconceito de cor em sua época.

 

Ciclo 1: Mário de Andrade etnógrafo, político e africanista

Primeiro encontro: Mário de Andrade etnógrafo e o manuscrito/Preto/(IEB-USP), 20 anos de estudo da cultura de matriz africana.

Segundo encontro: /Aspectos do Folclore no Brasil/ - organização de uma obra inédita e as comemorações d'O Cinquentenário da Abolição do Departamento de Cultura de São Paulo.

Terceiro encontro: Mário de Andrade, africanista. Com a participação da Profa Dra Ligia Fonseca Ferreira (UNIFESP).

Ciclo 2: O losango negro na poesia de Mário de Andrade

Quarto encontro: "Reconhecimento de Nêmesis", poética de um eu lírico negro.

Quinto encontro: "Poemas da negra", a musa negra na contramão da "poesia do senhor de engenho".

Sexto encontro: "Nova Canção de Dixie" - a poesia antirracista dirigida aos EUA no contexto pan-americanista. 


OBS: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Angela Teodoro Grillo

Angela Teodoro Grillo

Mestre e doutora em Literatura Brasileira pela mesma USP, autora de Sambas insonhados: o negro na perspectiva de Mário de Andrade (Ciclo Continuo, 2016) e organizadora do inédito de Mário de Andrade, Aspectos do folclore brasileiro (Global, 2019). Atualmente leciona língua portuguesa, cultura e literatura brasileira na Zhejiang Yuexiu University of Foreign Languages - China. Desde de 2005 integra a Equipe Mário de Andrade do IEB-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

21/07/2020 a 30/07/2020

Dias e Horários

Terças, Quartas e Quintas, 15h às 17h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

Grátis