Atividades

As diferenças e afinidades entre as linguagens teatrais e cinematográficas

O Diálogo entre o Cinema e o Teatro

Voltar para o início O Diálogo entre o Cinema e o Teatro

Programa

A efemeridade do teatro e a eternidade do cinema é o mote principal do curso. Comparações entre as narrativas teatral e cinematográfica, assim como, entre o texto teatral e o roteiro cinematográfico são os primeiros passos para perceber as diferenças e as semelhanças entre essas duas linguagens.

Por meio de cenas de filmes e de peças filmadas serão mostradas as possíveis traduções de peças de teatro para a tela do cinema (adaptações de shows da Broadway / transposições de peças com o objetivo de perpetuar o efêmero do teatro / filmes cujo tema é o teatro / adaptações livres de peças / filmes que assumem estar filmando a peça mostrando detalhes do ensaio, leituras de mesa, bastidores e camarins), como também, as traduções do cinema para o teatro (filmes que deram origem a peças / o teatro se apropriando da linguagem cinematográfica).

No decorrer das aulas serão citados exemplos de dramaturgos-cineastas e de encenadores-cineastas. Cabe ressaltar que muitos filmes não serão abordados, como por exemplo, os do cineasta Akira Kurosawa e de diretores.


Programa

Aula 1. Como contar uma história: a NARRATIVA

2. A NARRATIVA TEATRAL no palco italiano

3. A NARRATIVA TEATRAL com a expansão do espaço cênico

4. A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA

5. O TEXTO TEATRAL E O ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

 

AULAS 2, 3 ,4, 5:  As possíveis traduções de peças de teatro para a tela do cinema:

1. Adaptações de shows da Broadway: West Side Story/South Pacific/The Sound of Music. O significativo exemplo de Kiss Me Kate.

2. Transposições literais de peças: plano único/texto integral da peça: várias peças de Shakespeare filmadas por Laurence Olivier/Longa Jornada Noite Adentro (Sidney Lumet).

3. Transposições literais filmadas em vários ângulos: Marat/Sade (Peter Brook)/ Náufragos da Louca Esperança (Ariane Mnouckine).

4. Filmes cujo tema é o teatro: A Malvada (Joseph Mankiewicz)/ Shakespeare Apaixonado (John Madden)/O Poder Vai Dançar (Tim Robbins)/ Trago Comigo (Tatá Amaral).

5. Adaptações livres de peças: Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos (Tom Stoppard)/ Esta Mulher É Proibida (Sydney Pollack)/Álbum de Família (John Wells).


6.
Filmes que assumem estar filmando a peça, mostrando detalhes do ensaio, leituras de mesa, bastidores e camarins: Tio Vânia em Nova York(Louis Malle)/ Ricardo III - Um ensaio (Al Pacino)/Beijo no Asfalto (Murilo Benício).

7. O cinema se apropriando da linguagem teatral: Dogville (Lars Von Trier)


AULA 6: As possíveis traduções do cinema para o teatro: 

1. Filmes que viraram peças (restrito ao palco brasileiro): Cenas de Um Casamento/O Silêncio/La Strada/Cantando na Chuva.

2. O teatro se apropriando da linguagem cinematográfica: Les Èphémères/Espetáculos do Teatro Oficina.


OBS: 1. Os exemplos aqui dados podem ser substituídos por outros títulos.  Com exceção de "Beijo no Asfalto", disponho de cópias em DVD de  todos os outros títulos.

2. No decorrer das aulas serão citados exemplos de dramaturgos/ cineastas (ex: Woody Allen) e de encenadores/cineastas (Ex: Ingmar Bergman, Franco Zeffirelli e Luchino Visconti). O melhor exemplo no Brasil talvez seja Rodolfo García Vázquez. 


 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Crédito: Ed Figueiredo)

Palestrantes

José Cetra Filho

José Cetra Filho

Formado em Engenharia e Administração de Empresas, abandonou a profissão em 2004 para viver plenamente sua paixão pelo teatro. Mestre em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP. Membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Editor do blog Palco Paulistano

Data

03/07/2019 a 19/07/2019

Dias e Horários

Quartas e sextas, 15h às 18h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira

Inscreva-se agora