Atividades

Análises das influências da internet na atual produção cultural

O domínio da internet: arte, audiovisual e literatura na era digital

Voltar para o início O domínio da internet: arte, audiovisual e literatura na era digital

Programa

O ciclo de debates tem o propósito de fomentar pensamento e estimular discussão sobre as mudanças que vêm se instalando na linguagem artística em consequência da disseminação da internet. O intuito é explorar as implicações da internet na prática de arte, em especial na literatura, tomando como ponto de partida questões levantadas por artistas no site www.aarea.co, plataforma que exibe regularmente projetos de arte feitos especialmente para a internet.

Tendo em vista a emergência dos efeitos da internet em todas as esferas da vida contemporânea, incluindo a cultura, o ciclo de debate atravessa as seguintes questões: de que modo a internet contribui para a linguagem da arte e vice-versa?; as novas dinâmicas ocasionadas pela internet apontam para noções originais na produção, circulação e recepção do público?; como os novos procedimentos impactam o ato criativo? 

Dia 18/2
Mesa 01 - 14h às 16h00
"Arte na era digital: implicações"
A arte deve ser duplamente autoconsciente, tanto de seus precedentes históricos como de suas implicações contemporâneas na era digital.
Debatedores: Jochen Volz e Kenneth Goldsmith.
Mediação: aarea.

Mesa 02 – 16h150 às 18h15
"Reflexos da internet no audiovisual: arte e cinema"
Serão discutidas possibilidades técnicas e implicações conceituais no trânsito entre a produção audiovisual e a internet.
Debateroras: Dalila Camargo Martins e Mayana Redin.
Mediação: aarea.

Dia 19/2
Mesa 03 – 14h às 16h
"Literatura conceitual pós-internet"
A produção poético-visual-literária na atual reconfiguração contextual e a renúncia à produção discursiva tradicional.
Debatedores: Marília Garcia e Nelson Oliveira.
Mediação: aarea.

Mesa 04 – 16h15 às 18h15
"Internet como um espaço para as artes visuais: experiência dos artistas"
Os artistas Nuno Ramos e Fabio Morais compartilham suas respectivas experiências de realizar obras cujo veículo exclusivo é a internet.
Debatedores: Fabio Morais e Nuno Ramos.
Mediação: aarea.

*Haverá tradução simultânea.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Aarea)

Palestrantes

Nuno Ramos

Nuno Ramos

Artista plástico e escritor. Podemos encontrar em sua produção gravuras, pinturas, instalações, vídeos, canções e, mais recentemente, trabalhos que pressupõem transmissão ao vivo pela internet.
(Foto: Eduardo Ortega)

Jochen Volz

Jochen Volz

Historiador de arte, é Diretor Geral da Pinacoteca de São Paulo. Foi curador geral da 32a Bienal de São Paulo em 2016, e, anteriormente, coordenador de programação da Serpentine Galleries em Londres e diretor do Instituto Inhotim, Minas Gerais. Foi cocurador da 53a Biennale di Venezia em 2009.
(Foto: Christina Rufatto)

Fabio Morais

Fabio Morais

Artista visual, doutorando na UDESC. Em sua prática artística, atua entre o circuito expográfico e o editorial e participou de exposições coletivas em diversas instituições no Brasil e no exterior.
(Foto: Aarea)

Kenneth Goldsmith

Kenneth Goldsmith

Autor e editor de mais de vinte livros e professor na Universidade da Pensilvânia. Em 2011, foi destaque no evento "A Celebration of American Poetry" do Presidente Barack Obama, na Casa Branca. Em 2013, foi nomeado o primeiro Poeta Laureado do MoMA em Nova Iorque. Seu livro mais recente é Wasting Time on the Internet, uma reflexão sobre a cultura digital.
(Foto: Jeronimo Alvarez)

Dalila Martins

Dalila Martins

Pesquisadora na área de cinema. Mestre e doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Integrante do grupo de pesquisa História da Experimentação no Cinema e na Crítica. Atua também como programadora, crítica e professora.
(Foto: Frances Vogner)

Marcela Vieira

Marcela Vieira

Editora, tradutora e doutoranda em semiótica e tradução. É editora da seção literária da Revista Fevereiro e, desde 2017 codirige o site http://www.aarea.co
(Foto: Acervo Pessoal)

Mayana Redin

Mayana Redin

Formou-se em Comunicação Social (UNISINOS) e Artes Visuais (UFRGS) e cursa o doutorado em Linguagens Visuais pelo PPGAV-UFRJ. Completou o Mestrado no mesmo programa em 2013. Atualmente leciona no curso de Artes Visuais/Escultura da EBA-UFRJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Nelson Oliveira

Nelson Oliveira

Escritor e coordenador de oficinas de criação literária. Publicou diversos livros, entre eles os romances Subsolo infinito e Poeira: demônios e maldições, e organizou a antologia Ficções fractais: o melhor da ficção científica brasileira. Venceu duas vezes o Prêmio Casa de las Américas, em 1995 e 2011.
(Foto: Tereza Yamashita)

Livia Benedetti

Livia Benedetti

Mestra em mediação cultural na Université Paris VIII e bacharel em Artes Visuais pela ECA/USP. Desde 2007 vem atuando em diversas instituições culturais e galerias. Em 2016 foi curadora adjunta da FotoBiennale, na Dinamarca, e desde 2017 codirige o site http://www.aarea.co
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

Beti Zerovc, When Attitudes Become the Norm. Berlim: IZA Editions, 2017

Boris Groys, In the flow. Nova Iorque: Verso, 2016

Douglas Coupland et al, The Age of Earthquakes: A Guide to the Extreme Present. Londres: Blue Rider Press, 2015

Eva Respini, Art in the Age of the Internet, 1989 to Today. New Haven: Yale University Press, 2018.

Guy Debord, A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997

Hito Steyerl, Duty Free Art: Art in the Age of Planetary Civil War. Nova Iorque: Verso, 2017

Julieta Aranda et al, The Internet Does Not Exist. Berlim: Sternberg Press, 2015

Karen Worcman e Joane Garde-Hansen, Social Memory Technology: Theory, Practice, Action. Nova Iorque: Routledge, 2016

Kenneth Goldsmith, Uncreative Writing: Managing Language in the Digital Age. Nova Iorque: Columbia University Press, 2011

Kenneth Goldsmith, Wasting Time on the Internet. Nova Iorque: Harper Perennial, 2016

Lauren Cornell, Mass Effect: Art and the Internet in the Twenty-First Century (Critical Anthologies in Art and Culture). Cambridge: The MIT Press, 2015

Marjorie Perloff, Unoriginal Genius: Poetry by Other Means in the New Century. Chicago: University of Chicago Press, 2010

Sam Ashby et al, You Are Here: Art After the Internet. Londres: HOME and Space, 2018.

Walter Benjamin, A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica. São Paulo: L&PM, 2018

Data

18/02/2019 a 19/02/2019

Dias e Horários

Segunda, 14h às 16h.
Terça, 14h às 18h15.

As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira