Atividades

Futebol e Estado Novo

Curso Presencial
O dono da bola. O Estado Novo e a justiça desportiva no Brasil (1941-1945)

Voltar para o início O dono da bola. O Estado Novo e a justiça desportiva no Brasil (1941-1945)

Programa

O livro tem como foco central o processo de disciplinarização do futebol no Estado Novo, entre 1942 e 1945, que buscou enquadrar as práticas desportivas às formulações ideológicas oficiais. Os ídolos das massas torcedoras não se encaixavam no modelo varguista autoritário de homem: ordeiro e disciplinado, cumpridor das regras e das leis, e membro do coletivo, da Nação.

A prática desportiva, cerca de cinco décadas anterior ao processo de estatização, resistia ao projeto estatal. Ante a incapacidade de o sistema esportivo dar respostas eficazes para a chamada indisciplina em campo, recorreu-se à construção de um sistema jurídico, que reproduzia para o futebol as bases, os princípios ideológicos e estruturais do Direito Penal.

Aos olhos do regime as regras internacionais do esporte, determinadas pela FIFA, não bastavam para conter a violência e a indisciplina dentro de campo. Para os dirigentes do esporte, afinados com o regime, o jogador, pobre, ignorante e analfabeto, assim como o criminoso, somente entenderia a pedagogia do castigo.

O código disciplinar de 1945, baseado em normas repressivas similares às do Código Penal, trazia em si a crença de que os procedimentos punitivos eram necessários e suficientes.

Necessários para corrigir os instintos dos jogadores, que, segundo seus ideólogos, beiravam a marginalidade, e suficientes para adequar o futebol aos modelos autoritários governamentais. O livro se destina a todos aqueles que se interessam pela história e por futebol.

Também representa uma excelente fonte de pesquisa para quem pretende se aprofundar no tema, uma vez que traz à luz questões e aspectos nunca estudados de forma sistemática.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Jorge Miguel Acosta Soares

Jorge Miguel Acosta Soares

Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP e em História Social pela PUC-SP. Mestre em Direito do Trabalho também pela PUC-SP (2008). Experiência na área de pesquisa; ao longo de 17 anos foi coordenador de pesquisa do Departamento de Documentação (DEDOC) da Editora Abril. Posteriormente atuou como advogado de atletas de futebol junto ao Sindicato de Atletas do Estado de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de História da Religião, História do Brasil República e História do Desporto.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

20/07/2022 a 20/07/2022

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/6, até o dia 20 /7.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora